
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Formação da Unidade de Gestão de Educação (UGE), desenvolveram em abril de 2020, a Sala virtual “Eu Indico!”, que oferece conteúdos para formação dos educadores da rede municipal da cidade. A ideia da iniciativa é aumentar o conhecimento e aprender sobre novos temas ligados à educação utilizando as tecnologias disponíveis.
Os conteúdos disponíveis abordam temas como Alfabetização em Linguagem e em Matemática, Desemparedamento dos Espaços de Aprendizagem, Segurança Sanitária em Tempos de Pandemia, Ensino Híbrido, entre outros, além de tópicos com conteúdos da atualidade com dicas de saúde e bem-estar, arte e cultura e ainda materiais destinados à saúde emocional e à qualidade de vida dos educadores.
A diretora do Departamento de Formação, Sílvia Magalhães, explica que a sala foi criada por conta do fechamento das escolas, em função da pandemia. Para não interromper o processo de formação, o ambiente virtual oferece conteúdos de qualidade para estudo e pesquisa complementar. “A sala é atualizada semanalmente pelas coordenadoras do Departamento de Formação, que realizam a curadoria de conteúdos pertinentes”, afirma Silvia.
O acesso à ferramenta “Google Classroom”, onde é encontrada a Sala Eu Indico!, é realizado por meio do e-mail institucional de todos os educadores, ou seja, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, assistentes de direção, agentes de desenvolvimento infantil, agentes operacionais, assistentes de administração e cozinheiros da rede municipal de Jundiaí.
Depoimento
Chaiene Camargo Savietto é professora da EMEB Marcos Gasparian e utiliza a sala virtual desde a implantação. “Além de trazer muitas informações sobre os temas relacionados à educação, “Eu Indico!” também apresenta materiais voltados ao cuidado com a saúde emocional não só dos profissionais de educação, mas também das crianças e das famílias. Os conteúdos têm nos ajudado a lidar com a parte emocional”, conta Chaiene.
A assistente administrativa, Elza Maria da Silva, está em teletrabalho por fazer parte do grupo de risco e afirma que a plataforma também permite acompanhar, mesmo que a distância, o cotidiano da UGE. “Eu gosto demais da plataforma. Lá posso acessar temas como alimentação, história e até mesmo sobre plantas para momentos de lazer e até meditação, o que é muito importante neste momento”, conclui Elza.
A plataforma “Eu Indico” está integrado aos objetivos do pilar “Formação” do Programa Escola Inovadora, implementado em 2017 pelo Prefeito Luiz Fernando Machado, com o objetivo de preparar professores e educadores para aprimorar o ensino.