Alunos de Jundiaí participando de atividade sobre emoções

Durante a pandemia, a forma com qual lidamos com as nossas emoções e nosso psicológico diz muito sobre a nossa saúde, pensando nisso, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura de Jundiaí se uniu com o Movimento Saber Lidar em uma ação da Associação pela Saúde Emocional das Crianças (ASEC) Brasil e aderiram ao programa “Gestão de Emoções em Tempo Difíceis”.

A intenção principal do programa é ajudar as famílias e as crianças a discutir sobre como a pandemia e as situações cotidianas influenciam a saúde emocional e mental e quais as formas de se manter saudável com atividades dinâmicas e interativas.

Como vai funcionar o programa? A gente explica!

O “Gestão de Emoções em Tempos Difíceis” acontecerá de três formas:

– Pelo “Amigos do Zippy”, projeto de Educação Emocional já utilizado e conhecido pelos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs);

– Pela plataforma Google for Education direcionada para as famílias;

– E a mesma plataforma para a formação de profissionais da equipe de educação.

As atividades serão desenvolvidas para cada grupo participante em semanas específicas dos meses.

O conteúdo conta com um vídeo de Orientação e um Guia do Saber Lidar com a Saúde Emocional em Família e estratégias facilitadoras para ajudar na execução das atividades.

A partir de agosto, as famílias começarão a receber os conteúdos do projeto, pelas escolas e pelas plataformas da Educação junto com o material semanal normal das aulas, possibilitando que todas as famílias participem das atividades e possam compreender melhor como cuidar da saúde emocional como o programa sugere.

A primeira atividade será nesta quinta-feira (13), com início às 09h, ao vivo pelas redes da TVTEC Jundiaí, com o tema “Educação em Tempos de Pandemia” com a psicóloga mestre em Educação, Silmara Meireles

“Saber trabalhar as emoções, neste período completamente atípico, é fundamental para evitar desgastes sentimentais. Desta maneira, as Semanas de Saúde Emocional em Família são implementadas para auxiliar pais, mães e responsáveis a entender os momentos, os sentimentos e a auxiliar a trabalhar para compreender o momento e superar”, explica a diretora de Formação da UGE, Tânia Regina Roveri do Amaral Gurgel.