
Professores de ensino fundamental, ensino médio e técnico, da rede pública e SESI/SENAI da região de Jundiaí, podem se inscrever para o Programa STEAM. O programa é do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), em parceria com a Fundação Siemens Brasil, e apoio e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
O programa gratuito visa capacitar os profissionais para aplicarem a prática de aprendizagem em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em sala de aula.
“O STEAM possibilita integrar os conhecimentos dessas áreas, mostrando na prática a importância da interdisciplinaridade para a solução de problemas reais identificados pelos alunos”, explica Roseli de Deus Lopes, professora da Poli-USP e coordenadora científica do programa. “Os alunos aprendem de forma ativa, questionadora e colaborativa; por isso, é uma ferramenta valiosa também para a formação de cidadãos.”
O curso tem duração de 120 horas, divididos em seis módulos: Aprendizagem por projetos e problemas; O protagonismo juvenil e a BNCC; Planejamento de uma pesquisa investigativa; Segurança e ética na pesquisa; Levantamento, análise e registro de um projeto investigativo; e Comunicação do projeto de pesquisa.
O programa terá seis encontros de formação, sendo três online síncronos por videoconferência, e três presenciais, com duração de 3h30 cada um. Além desses encontros, também estão previstas atividades pela plataforma APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia. Os professores receberão o acompanhamento de tutores em reuniões online quinzenais de 1h cada.
No decorrer do programa de formação, os professores irão orientar projetos investigativos de grupo de alunos de sua escola. Ao concluírem, terão direito de expor esses projetos na Mostra de Ciências STEAM Jundiaí. O programa tem limite de 100 vagas e as inscrições vão até o dia 30 de abril. Saiba mais e inscreva-se, neste link: steamjundiai.febrace.org.br.
[tdj-leia-tambem]