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Foto: peoplecreations/ Freepik

O Programa Caminhos para a Cidadania é voltado à formação de professores do Ensino Fundamental I, gerenciada pelo Instituto CCR, o programa divulgou os vencedores do Concurso Cultural 2022.

Dentro deles está o projeto Robótica ambiental: aprendendo a reutilizar para não substituir, de Caieiras, e o outro vencedor é projeto Catadores da terra: seguindo em frente, de Várzea Paulista.

As duas cidades estão na área do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, que é administrado pela CCR AutoBAn. A iniciativa busca identificar, valorizar e compartilhar experiências educativas transformadoras de educadores da rede municipal de ensino, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as Metodologias Ativas.

Projeto Robótica ambiental

Sob a coordenação da professora Regiane dos Santos Silva, da Secretaria Municipal de Educação de Caieiras, o projeto Robótica ambiental: Aprendendo a reutilizar, para não substituir visa refletir sobre o descarte indevido de equipamentos eletrônicos, reutilizando aquilo que teoricamente não serve de maneira criativa.

Os alunos passarão por etapa de conscientização sobre consumo, descarte e reaproveitamento, além de etapas de laboratório para análise e reaproveitamento de equipamentos eletrônicos. Além disso, haverá uma etapa laboratorial para análise e reaproveitamento de equipamentos eletrônicos. O projeto envolve múltiplas linguagens e planeja realizar a montagem de um laboratório de robótica na escola.

Projeto Catadores da Terra

Sob a coordenação da professora Katiane Barros de Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Várzea Paulista, o projeto Catadores da Terra: Seguindo em frente foi iniciado em 2021.

O programa vem sendo construído em conjunto com a comunidade, persistindo e se espalhando pelos campos onde a educação acolhe, abraça e transforma.

Sabendo disso, neste ano, a intenção é ampliar as ações e construir um espaço de diálogo e vivências entre a escola e os grupos dos catadores de materiais recicláveis, que estão inseridos na comunidade do Jardim Buriti, em Várzea Paulista. Além disso, o programa também tem o intuito de construir ecopontos para a arrecadação dos resíduos a fim de distribuí-los aos catadores.

Há ainda a pretensão da inclusão de grupos sociais diferentes que necessitam de reconhecimento e potencialização. Para isso, os alunos se colocam no lugar da outro, e buscam novos recursos, como o cinema e a literatura s fim de quebrar estigmas e estimular atitudes cooperativas e solidárias, educando dessa forma o olhar sob as diferenças

Caminhos para a Cidadania

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Foto: Divulgação/ Instituto CCR.

Ao todo, 181 inscrições foram registradas. Dentre estas, 23 passaram à fase final, após essa fase foram eleitos nove trabalhos sendo um de cada área de abrangência do programa.

Cada um dos premiados contará com R$ 30 mil em benfeitorias e mentorias pelo período de quatro meses até a implementação do projeto na unidade escolar. Quatro Estados foram contemplados: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Puderam participar integrantes do Programa e concluintes do curso EaD gratuito oferecido pelo Caminhos para a Cidadania. “Nós ficamos muito satisfeitos com o nível dos projetos apresentados e eu gostaria de parabenizar todos os participantes. A transformação da nossa sociedade vai acontecer por meio da Educação. E com o Concurso Cultural, o nosso objetivo é abrir campo para novas ideias”, destaca Ariane Teles, do Instituto CCR e responsável pelo programa.

O programa – O Programa Caminhos para a Cidadania é uma ação social e educativa do Grupo CCR, que promove a formação continuada e o empoderamento de educadores por meio da oferta de materiais pedagógicos, cursos à distância gratuitos com estratégias pautadas nas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), nas Metodologias Ativas, nas Competências Socioemocionais e na Aprendizagem Baseada em Projetos. Para saber mais do programa, acesse o site: www.caminhosparaacidadania.com.br.

Lista de vencedores

  • Professora: Regiane dos Santos da Silva;
  • Secretaria Municipal de Educação (SME) de Caieiras (SP);
  • Projeto: Robótica ambiental: aprendendo a reutilizar para não substituir;

  • Professora: Katiane Barros de Oliveira;
  • Secretaria Municipal de Educação (SME) de Várzea Paulista (SP);
  • Projeto: Catadores da terra: seguindo em frente;

  • Professora: Alana da Silva Oliveira;
  • Secretaria Municipal de Ensino de Tio Hugo (RS);
  • Projeto: Ser diferente é legal e precisamos respeitar;

  • Professor: Anderson Santos Ribeiro;
  • Secretaria Municipal de Ensino (SME) de Lauro de Freitas (BA);
  • Projeto: Cultura popular e as linguagens artísticas locais nas escolas e ambientes sociais do município;

  • Professora: Bruna Roberta de Moraes dos Santos;
  • Secretaria Municipal de Ensino (SME) de Alambari (SP);
  • Projeto: Projeto Libras – Acessibilidade Comunicativa;

  • Professora: Elis Regina de Oliveira Pinto;
  • Secretaria Municipal de Ensino (SME) de Guaratinguetá (SP);
  • Projeto: Conhecer para preservar: quais são e onde estão as nascentes da minha comunidade?;

  • Professora: Karina Siqueira de Moraes;
  • Secretaria Municipal de Educação (SME) de Saquarema (RJ);
  • Projeto: Escola sustentável;

  • Professora: Patrícia Gabaldo;
  • Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cerqueira César (SP);
  • Projeto: Catadores da terra: ser diferente e fazer a diferença;

  • Professora: Selma Alves da Mota;
  • Secretaria Municipal de Educação (SME) de Araçoiaba da Serra (SP);
  • Projeto: Robótica ambiental: Projeto Escola Verde;

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