Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (27), a Emeb Ivo de Bona, em Jundiaí, recebeu a cerimônia de premiação das iniciativas contempladas pelo Fundo da Amazon Web Services. O projeto viabilizado pela empresa de computação investe R$ 950 mil para projetos da educação pública. A iniciativa deverá impactar mais de 32 mil alunos das 104 unidades escolares da rede.

No total, houve 15 projetos vencedores com foco na atuação nas categorias STEAM – sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Além disso, há projetos dos segmentos como habilidades digitais, inclusão, sustentabilidade e saúde mental.

A coordenação da seleção dos projetos inscritos considerou a análise do impacto potencial de cada ação para a população no entorno e seu alinhamento prioritário. A Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), articulou a iniciativa entre a Prefeitura e a empresa.

Iniciativas contempladas

Entre as 15 iniciativas vencedoras, dez fazem parte das inscrições da Associações de Pais e Mestres, das seguintes unidades escolares:

  • Emeb Professora Beatriz Blattner Pupo (Jardim Novo Horizonte) e da Emeb Professor Antônio Adelino Silva Brandão (Morada das Vinhas) com projetos com foco em Matemática;
  • Emeb Edward Aleixo de Paula e da Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, ambas no Fazenda Grande, com projeto com foco na ambiência escolar;
  • Emeb Professora Melânia Fortarel Barbosa (Bairro do Poste), com o projeto “As oportunidades são para todos”;
  • Emeb Deputado Ranieri Mazzilli (vila Esperança), com o projeto Integrando Conhecimentos;
  • Emeb Duílio Maziero (bairro da Toca), com o projeto “Território além das barreiras”;
  • Emeb Ivo de Bona, com o projeto Caixa do Saber.
  • Para a Emeb Professora Odila Richter (Bom Jardim), a ação contemplou dois projetos: um sobre Matemática e outro o “Mentes Notáveis”.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Além disso, a premiação contemplou as seguintes iniciativas: a Associação Assistencial Liberdade, com projeto com foco na Diversidade, para desenvolvimento na Emeb Anézio de Oliveira – Emeb dos Sonhos (vila Marlene); e o Instituto Alicerce, com o projeto “Educar para Transformar” para a Emeb Luzia Francisca de Souza Martins (Ivoturucaia). Além de outras três iniciativas voltadas para a rede municipal em geral: a Fundação Escola TVTEC, com projeto para a formação de repórteres-mirins; o Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem – Gaia Social, com o projeto “Escolas Abelhadas”; e a organização Gaia Mais, com o projeto “Aprendizagem para Corações e Mentes”, voltada para educadores públicos.

Parceria com a gestão municipal

“O maior ativo de um Município são os cidadãos que fazem parte dele. E em Jundiaí, Cidade das Crianças, a Prefeitura atua de modo a fomentar o protagonismo das pessoas, principalmente a partir das fases iniciais da vida”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado. “E este investimento da AWS no Município vai ao encontro deste propósito, de estimular junto à comunidade o que cada um de seus cidadãos tem de melhor, na busca de soluções de impacto para as questões do dia a dia. São investimentos como este que se somam aos esforços do Poder Público para que Jundiaí, 5ª melhor economia do Estado e 15ª maior do País, possa continuar avançando.”

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O diretor-geral da Amazon Web Services para o Setor Público no Brasil, Paulo Cunha, falou da parceria com a Prefeitura. “É inspirador e gratificante fazer parte desse trabalho em conjunto que tem como objetivo fortalecer a educação no município de Jundiaí. Temos certeza que cada vez mais crianças e educadores terão consciência do impacto que podem gerar na transformação da cidade”.

Investimento na educação de Jundiaí

A gestora de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, reforçou a importância do investimento para o que a Prefeitura faz em suas 104 unidades escolares. “O programa municipal Escola Inovadora traz, como uma das frentes para a melhoria da qualidade do ensino, a importância das aprendizagens a partir da pesquisa, da investigação e do contato com a natureza e com a sociedade pelo ‘Desemparedamento da Escola’. Quando a Prefeitura passa a contar com apoios significativos, como este da AWS, que viabiliza soluções de impacto a partir do reconhecimento da realidade local, vemos que os nossos investimentos estão no caminho certo e estão alinhados com os conhecimentos que o mundo do trabalho e o convívio em sociedade tem, cada vez mais, exigido dos nossos meninos e meninas”.

[tdj-leia-tambem]