
Nesta quinta-feira (15), 3 milhões de alunos da rede estadual de ensino voltam às escolas para o ano letivo de 2024. Para ajudar no retorno à rotina de estudos, a Coordenadoria Pedagógica da Educação preparou uma série de dicas e orientações para estudantes e familiares.
A primeira dica é estar atento ao relógio. Principalmente para os estudantes do período da manhã, a sugestão é programar o despertador nos dias anteriores para que o corpo se acostume com a volta às aulas.
Outra dica é criar um “cantinho de estudos” em casa. O espaço servirá para leitura e escrita, aproximando a família do cotidiano escolar dos filhos.
Novidades na Educação para 2024
Entre as novidades para 2024, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio terão uma nova matriz curricular. Assim, a estratégia estará mais alinhada às expectativas e demandas da rede.
Para os alunos mais novos, na última etapa do Ensino Fundamental, a novidade será a implantação das aulas de educação financeira, mais aulas de tecnologia e inovação; e criação da disciplina de orientação de estudos.
No Ensino Médio, o tempo dedicado ao aprendizado de língua portuguesa aumentará em 60%, enquanto o de matemática crescerá 70%. Além disso, nesta fase do ensino, os alunos terão a volta de mais aulas de física, geografia e história.
Uso de inteligência artificial
O ensino-aprendizagem de língua portuguesa chega em 2024 ainda com o uso de inteligência artificial. A ferramenta apoiará os professores na correção das produções textuais na plataforma Redação Paulista.
A Seduc-SP implementou, no fim de 2023, uma assistente de correção virtual para auxiliar professores na revisão dos textos da plataforma Redação Paulista. Ao longo do segundo semestre, os professores realizaram a revisão manualmente. Agora, a assistente virtual surge como uma ferramenta para agilizar e facilitar o processo.
A iniciativa visa ampliar o número de produções textuais, garantindo que os estudantes da rede pública possam escrever mais e melhor, além de contribuir para os índices em avaliações como o Saresp, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, e o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A assistente de correção virtual entra em cena assim que os alunos submetem seus textos na plataforma. O professor mantém o papel fundamental na validação desses critérios, sendo responsável pela nota final da redação.
Escola para todos
Quem estiver fora da rede ou veio de outro Estado durante as férias ainda pode se matricular nas escolas estaduais de SP. A regra vale também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para se matricular na rede estadual para este ano, o responsável legal ou maior de 18 anos pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo, apresentando RG, histórico escolar e comprovante de residência.
[tdj-leia-tambem]