Senac Jundiaí
Foto: Senac Jundiaí

A partir de segunda-feira (7), o Senac Jundiaí ofertará 40 bolsas de estudo 100% gratuitas para o 1º ano de Ensino Médio Técnico em Multimídia. As vagas para 2024 são para estudantes com renda familiar individual de até dois salários mínimos.

O Ensino Médio Técnico em Multimídia do Senac Jundiaí tem conteúdo programático e infraestrutura como laboratórios, salas de aula e biblioteca. Assim, as aulas estimulam o aluno a desenvolver habilidades fundamentais ao crescimento na carreira como inteligência emocional, organização, autonomia e resiliência frente aos desafios.

“Destaco o incentivo do Senac aos estudantes para se engajarem nas atividades. Eles se empenham de verdade no trabalho em equipe, em prol da ideia do projeto deles. Outro ponto é o espaço de diálogo que também potencializa o desenvolvimento de competências importantes para o mundo do trabalho”, explica Priscila Rodrigues Anfra, coordenadora do Ensino Médio Técnico do Senac Jundiaí.

“Meu filho está feliz e evoluindo em todos os aspectos. Hoje ele tem autonomia para identificar um problema que precisa ser resolvido e está mais seguro do que nunca sobre seu futuro. A escola trabalha muito a importância da independência, tanto que não administro a agenda escolar do Matheus, pois a responsabilidade é toda dele”, diz Rosana Rodrigues Tsurusawa, mãe do aluno Matheus Rodrigues Tsurusawa.

Andréia Bergamin Grilo, mãe da aluna Clara Bergamin Gibrail, enfatiza que o Senac possibilita um ambiente escolar democrático e acolhedor. “A Clara cresceu muito como pessoa desde que iniciou o Ensino Médio Técnico. As trocas que a instituição proporciona são bastante enriquecedoras, pois ela reúne diferentes perfis de pessoas, de diversas áreas e faixas etárias”, diz.

Oportunidade e crescimento

Indivíduos que concluem cursos técnicos têm, em média, um salário 32% acima dos que possuem apenas o ensino médio tradicional. Além disso, a chance de se conseguir um emprego após terminar o ensino técnico também aumenta. Os dados são da pesquisa “Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, do Itaú Educação e Trabalho.

A pesquisa mostra também que triplicar as vagas do ensino médio técnico traria um acréscimo de 2,32% ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, devido à expansão dos postos de trabalho e à renda dos trabalhadores.

Senac amplia seu Ensino Médico Técnico

O Senac São Paulo ampliou o número de bolsas de estudos inteiramente gratuitas de seu Ensino Médico Técnico para a capital, litoral, Grande São Paulo e unidades do interior. Das mais de três mil vagas, metade será 100% gratuita.

A instituição também lançará dois novos títulos integrados ao nível de ensino: Ensino Médio Técnico em Marketing e Ensino Médio Técnico em Ciências de Dados. Para ter acesso às oportunidades gratuitas os jovens devem:

  • Comprovar renda familiar mensal por pessoa de até dois salários mínimos federais;
  • Fazer sua inscrição em 7 de agosto, ao meio-dia, pelo site Ensino Médio Técnico. As inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual;
  • Entregar os documentos solicitados pela unidade relativa à vaga dentro do prazo estipulado.

[tdj-leia-tambem]