
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta sexta-feira (17). Com mais de 260 mil vagas disponíveis, o Sisu oferece oportunidades para cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Neste ano, o Sisu disponibiliza 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação. Essas vagas estão distribuídas por instituições públicas de ensino superior em todas as regiões do país, exceto Rondônia, que não oferecerá vagas por meio do Sisu. As oportunidades estão abertas para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. Já o período de matrículas ocorrerá de 27 a 31 de janeiro. Para aqueles que não forem selecionados, o Sisu oferece a possibilidade de participação na lista de espera, com inscrições entre os dias 26 e 31 de janeiro.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2
Como se inscrever no Sisu?
As inscrições devem ser feitas de forma gratuita e exclusiva pela internet, por meio do portal Acesso Único. Para participar, o candidato precisa ter feito a edição mais recente do Enem e obtido nota superior a 0 na redação. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com o login e senha do Gov.br, plataforma de serviços digitais do governo federal.
Durante a inscrição, o sistema recupera automaticamente as notas do Enem, facilitando o preenchimento dos dados. Além disso, o candidato deverá preencher um questionário socioeconômico, que é utilizado para a Lei de Cotas. O processo permite que o candidato escolha até duas opções de curso e altere suas escolhas durante o período de inscrições.
- O candidato pode alterar suas opções de curso quantas vezes desejar até o último dia de inscrições, 21 de janeiro, às 23h59. A última alteração registrada será a inscrição válida. Para aqueles que não forem selecionados em nenhuma das opções, há a possibilidade de participar da lista de espera, onde novas vagas podem surgir.
Quem pode participar do Sisu
Podem se inscrever no Sisu todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota superior a zero na redação e não declararam estar na condição de “treineiro”. Esse processo seletivo oferece oportunidades em diversas instituições públicas de ensino superior, com vagas espalhadas por todo o Brasil.
[tdj-leia-tambem]