faculdade de medicina de Jundiaí
Foto: Divulgação/Faculdade de Medicina de Jundiaí

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) realizou, no sábado (2), a quinta edição do workshop “Um Dia de Estudante”. A iniciativa proporciona a alunos do ensino médio e pré-vestibulandos uma imersão no cotidiano da formação médica.

A última oportunidade para participar do evento neste ano será no dia 9 de agosto, com inscrições abertas via link na bio dos perfis no Instagram @medicinajundiai e @workshopmedicinafmj.

Organizado pela Associação Atlética Acadêmica Professor Alphonso Bovero (A.A.A.P.A.B.), o evento tem como proposta aproximar os jovens da realidade da graduação em Medicina, por meio de experiências práticas e interativas.

Rotina médica na prática

Durante a abertura do evento, o presidente da Atlética, João Koide, ressaltou a proposta do encontro. “Esse é um dia pensado para vocês entenderem de perto como é o curso e sentirem na prática a experiência de ser estudante de Medicina”, afirmou.

A vice-diretora da FMJ, Ana Carolina Marquesini de Camargo, também participou da recepção aos alunos, apresentando as cinco unidades da instituição e destacando os diferenciais da faculdade. “Aqui, além da sólida formação acadêmica, os alunos contam com hospital-escola e diversos projetos de extensão que aproximam a faculdade da comunidade”, pontuou.

Logo na abertura, os participantes também conheceram os projetos de extensão e os órgãos estudantis da FMJ.

Oficinas com simulações realistas

A programação envolveu oficinas práticas em áreas essenciais da Medicina, como emergência, clínica e cirurgia. Entre as atividades, os participantes puderam experimentar:

  • Aferição de pressão arterial e glicemia
  • Observação de lâminas em microscópios na aula de histologia
  • Estudo de peças anatômicas reais
  • Técnicas de sutura
  • Imobilização em casos de trauma
  • Primeiros socorros, incluindo massagem cardíaca e manobras em simuladores

[tdj-leia-tambem]

Experiência inesquecível para os jovens

Para muitos dos participantes, a vivência foi marcante e reforçou o desejo de seguir na área da saúde. “Estou gostando muito, porque mostra de verdade a rotina dos estudantes. É como se eu estivesse vivendo um dia na Faculdade de Medicina de Jundiaí”, contou entusiasmada a estudante Carolina Vassalo, de 16 anos.

Ana Luiza Ruiz, também com 16 anos, destacou o valor das oficinas práticas. “Dá para ter uma ideia do que a gente vai aprender. Achei interessante conhecer melhor para saber se é isso mesmo que eu quero para o meu futuro”, afirmou.

Já Fábio Pansarte, de São Caetano do Sul, ficou impressionado com a estrutura da FMJ. “É muito diferente de tudo que já vi. Na minha escola tem laboratórios, mas são bem diferentes. Adorei a parte de Histologia, porque gosto da área celular. Na oficina de glicemia achei muito legal medir a pressão, encontrar a artéria… nunca tinha furado o dedo para tirar sangue”, relatou, animado.

Última chance de participar

A última edição do “Um Dia de Estudante” acontece no dia 9 de agosto. As inscrições estão disponíveis no link da bio dos perfis @medicinajundiai e @workshopmedicinafmj. Em caso de dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para [email protected].

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4