
Jundiaí recebe a renomada bailarina pelo quarto ano consecutivo
A 26ª edição do Festival Enredança, promovido pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), teve a honra de receber pela quarta vez a primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, referência da dança clássica no Brasil.
Oficinas gratuitas aprimoram a técnica de jovens bailarinos
Em um sábado memorável (20), Ana Botafogo ministrou oficinas gratuitas de ballet clássico para duas turmas de 40 alunos cada no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). A maestrina, impressionada com o talento e a dedicação dos participantes, destacou o crescimento do festival ao longo dos anos: “Ano após ano, o Festival vem crescendo no número de participantes e escolas, mas principalmente na qualidade das coreografias apresentadas. Já tem vários alunos com um pé no profissionalismo. Estar no palco é o que amadurece a dança de cada um”, ressaltou a bailarina.
Talentos locais brilham no palco do Enredança
Mateus Vicente Bassi, de 14 anos, foi um dos alunos que chamaram a atenção de Ana Botafogo por sua evolução desde o ano passado. “Quero seguir carreira de bailarino em várias modalidades e é muito bom ter um festival como esse na minha cidade, além de poder aprender um pouco com a Ana Botafogo”, afirmou o jovem, com entusiasmo.
Raquel Franco, de 10 anos, moradora do Jardim Tamoio, também se sente realizada com sua participação no festival. “O Enredança é a minha segunda casa. Fiquei em segundo lugar no Neoclássico e quero representar todas as negras do Brasil”, declarou a bailarina com determinação.
Isabella Mariano de Azevedo, de 11 anos, também teve destaque no festival, conquistando o 1º lugar no Neoclássico. A jovem, emocionada, expressou sua gratidão: “O Enredança é um sonho e é um festival muito importante para a minha família. E foi muito bom conhecer a Ana Botafogo e aprender mais todos os dias”.

Festival reúne mais de mil bailarinos e promete uma Noite de Gala memorável
Além de ministrar as oficinas, Ana Botafogo também integra o júri da Mostra Competitiva nas categorias Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico. Nesta edição, o festival superou as expectativas, contando com a participação de mais de 1.100 bailarinos – um aumento de 200 em relação ao ano anterior – inscritos em 550 coreografias. Mais de 100 grupos de 21 municípios diferentes compõem a rica diversidade de participantes.
No domingo (21), o Teatro Polytheama recebe a tradicional Noite de Gala do Festival, a partir das 18h, com a entrega das premiações aos vencedores das diversas categorias. Um evento imperdível para os amantes da dança!

Enredança: um investimento na cultura e um celeiro de talentos
O diretor de Cultura de Jundiaí, João Carlos de Luca, ressalta a importância do festival: “Nossa cidade faz investimentos maciços na Cultura e o Enredança já pode ser considerado um dos principais festivais de dança do Brasil. Para muitos bailarinos, uma aula com a Ana é uma oportunidade única e para nós é o coroamento do desenvolvimento de atividades culturais na cidade”.
O 26º Enredança se consolida como um evento grandioso que celebra a dança, revela novos talentos e inspira a comunidade jundiaiense a apreciar e valorizar a cultura.