
O curta-metragem “A Locomotiva” é indicado para crianças de quatro a dez anos de idade, e retrata a história da ferrovia de Jundiaí. A obra, que está disponível em cinco episódios no Youtube, pode ser para crianças, mas emociona muitos adultos.
O espetáculo começa com Fortunato, um menino de nove anos de idade que decide montar um plano para o reencontro de seu avô, o maquinista Ventania, com sua amiga Maria. A ideia ocorre enquanto Fortunato passeia pelo Complexo Fepasa.
Além de falar sobre a preservação do patrimônio de Jundiaí e contar a história da locomotiva, a produção também destaca o tema de respeito ao idoso.
Por causa da pandemia, A Locomotiva foi adaptada para o ambiente audiovisual. Assim, mais pessoas podem prestigiar, mesmo que de casa. Os cinco episódios têm cerca de sete minutos cada, e está disponível gratuitamente na plataforma de vídeos.
“Todo o roteiro foi escrito e adaptado para as crianças”, comentou Rafael Ambrosin, responsável pela direção, dramaturgia e adaptação do audiovisual. Inicialmente, a peça de teatro seria apresentada nas escolas da região. “Devido à pandemia do novo coronavírus, tivemos que repensar o formato e readaptar tudo, inclusive com os atores, pois todos foram chamados para atuar nos palcos”, detalhou.
Arte na pandemia
Com a pandemia, os profissionais da área da arte passam por maus bocados para conseguir se manter do trabalho.
“Este projeto chegou em uma ocasião bem oportuna para profissionais com relação direta e indireta ao teatro e que tiveram muita dificuldade durante a fase vermelha da pandemia como costureiras, maquiadores, cenógrafos, técnicos de som e luz, atores, entre outros”, comentou.
O projeto é realizado com o financiamento do PROESC (Programa da Estímulo à Cultura da Prefeitura do Município de Jundiaí), Unidade de Gestão de Cultura e do PROAC Municípios, programa do Governo do Estado de São Paulo.
Assista o primeiro episódio:
Veja mais no canal do ETC na Rua.