Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Promovido pela Unidade de Cultura (UGC), o 4º Festival de Curtas-Metragens de Jundiaí começa nesta quarta (17) e apresenta trabalhos de artistas de diferentes estados do país.

A Mostra Paralela será exibida nos canais oficiais do Facebook e YouTube da UGC. Já a Mostra Competitiva terá exibições gratuitas nas salas do Moviecom – Maxi Shopping Jundiaí (programação abaixo). A classificação etária é 14 anos.

A programação contempla ainda um workshop que acontece na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, no sábado e domingo, dias 20 e 21. A inscrição é gratuita e feita pelo formulário online.

Confira a programação da Mostra de Competitiva:

Sexta, dia 19

Sala 7 – 19h

Anderson

Proponente: Rodrigo Rezende Meireles – Conselheiro Lafaiete (MG)
Gênero: Documentário
Sinopse: Anderson é um brasileiro de meia idade que tem paralisia cerebral. Ele foi convidado para fazer um curta metragem e só aceitou se o filme não fosse um drama. Ele conta com o companheirismo de seu irmão e a paixão pelo seu time para tentar atingir esse objetivo.

Cortes Profundos

Proponente: Sinval de Abranches Ferreira Neto – Juiz de Fora (MG)
Gênero: Documentário
Sinopse: Quatro anos depois do atentado em Juiz de Fora, o então presidente Jair Bolsonaro mantém uma forte conexão com a cidade e planeja seu retorno em busca da reeleição. Grupos de direita promovem manifestações de apoio. Este filme documenta essas manifestações.

Morro do Cemitério

Proponente: Rodrigo Rezende Meireles – Conselheiro Lafaiete (MG)
Gênero: Ficção
Sinopse: O luto em si já é difícil. Mas nessas situações ele é cruel. Ele é carrasco. Um aspirante a rapper de uma pequena cidade do Brasil tenta sobreviver e ainda produzir sua arte.

Ava Kuña, Aty Kuña; mulher indígena, mulher política

Proponente: Guilherme Augusto Gonçalves Sai – Jundiaí (SP)
Gênero: Documentário
Sinopse: O curta é uma abordagem poética acerca da resiliência política das mulheres indígenas brasileiras.

Descentraliza

Proponente: Larissa Teixeira da Silva – São Paulo (SP)
Gênero: Documentário
Sinopse: Este documentário conta parte do papel dos moradores na cena cultural do bairro Cidade Tiradentes, quais questões a atravessam atualmente e como uma periferia do extremo leste também pode ser referência em cultura na cidade de São Paulo.

Código Pirata

Proponente: Rockset Produção e Publicidade – Itajaí (SC)
Gênero: Ficção
Sinopse: “Código Pirata” é um curta metragem, estilo mockumentário, baseado em contos, lendas e histórias reais de piratas do litoral Catarinense, misturando ficção e realidade com uma boa dose de humor.

Sábado, dia 20

Sala 1 – 11h

Rua do Bosque

Proponente: Camila Fantini Svenson – São Paulo (SP)
Gênero: Documentário
Sinopse: O curta fala sobre pequenos e grandes desaparecimentos dentro de uma metrópole em constante movimento de verticalização.

A Love Book

Proponente: Manoel José Prazeres – Rio de Janeiro (RJ)
Gênero: Ficção
Sinopse: Na noite em que acontece o bombardeio do Iraque, um homem leva um saco carregado de memórias e uma mulher leva uma mala carregada de esperança. Eles têm coisas que precisam dizer para alguém.

0,5

Proponente: Madson Ney Leite Dantas Bezerra – Mossoró (RN)
Gênero: Ficção
Sinopse: Três assaltantes tentam explodir um banco e roubar os milhões de reais da agência. Mas o explosivo falha e o plano também. Agora a quadrilha têm de decidir o que fazer com o dinheiro que seria roubado.

De frente pro escuro

Proponente: Danilo Barmak Sacramento – Rio de Janeiro (RJ)
Gênero: Ficção
Sinopse: Um pai ausente, no seu aniversário de 65 anos, tenta se reaproximar dos filhos.

O Presente

Proponente: Ursula Marini Rodrigues Lopes – Rio de Janeiro (RJ)
Gênero: Ficção
Sinopse: O curta apresenta a história de Pillar Vitória, uma atriz que está se preparando para viver Hécuba, a protagonista da tragédia grega de Eurípedes, quando o projeto é cancelado.

Mora

Proponente: Sissi Betina Venturin Garcia – Porto Alegre (RS)
Gênero: Experimental
Sinopse: Numa ilha, um encontro de amor entre duas mulheres irá transformar a realidade de uma delas no retorno à cidade. Separadas pela distância, o tempo ganha novos sentidos.

Sala 1 – 17h40

Olho além do ouvido

Proponente: B. S. CORREA – Cataguases (MG)
Gênero: Ficção
Sinopse: Menina faz pesquisas secretas em uma terra onde todos escolheram ficar de olhos fechados. Em busca de conhecimento, sai em uma jornada onde encontra uma outra viajante chamada Professora.

Entre Muros

Proponente: Butikin Filmes – São Paulo (SP)
Gênero: Ficção
Sinopse: Em suas férias escolar, José é levado por sua mãe para ajudar nas tarefas domésticas em um condomínio de luxo. Cercado pelos grandes muros, José quer brincar de bola na parte externa.

Astronauta

Proponente: Guilherme Ferreira Barbosa – Indaiatuba (SP)
Gênero: Ficção
Sinopse: Fascinado pelo espaço, um astronauta embarca numa viagem para explorar o cosmos. Porém se depara com uma realidade mais dura e desafiadora do que imaginava.

Mokattam

Proponente: Marco Antonio Pereira de Freitas Junior – Jundiaí (SP)
Gênero: Documentário
Sinopse: Por detrás dos muros do Cairo, a jovem Maria vive o sonho de ser jogadora de futebol. Um coração sonhador deve se esforçar para permanecer vivo em em um lugar onde as fronteiras estão bem estabelecidas.

Anarriê

Proponente: José Astério Pinto Neto – São Cristóvão (SE)
Gênero: Documentário
Sinopse: Quadrilhas Juninas não são mais sobre rendas e panos usados. Em meio a gritos, suor e dança, Renan e Alana ensaiam ansiosas esperando o grande dia.

Zabumbando

Proponente: Suelen Aparecida Martins – Jundiaí (SP)
Gênero: Documentário
Sinopse: O curta procura-se reunir, organizar e registrar informações sobre artistas populares zabumbeiros, abordar as origens da arte que produzem e sua atuação nos dias de hoje.

Domingo, dia 21

Sala 1 – 11h

Vidas de Papel

Proponente: Giovanna Karen Takahara – Indaiatuba (SP)
Gênero: Experimental
Sinopse: Em uma floresta, diversos animais, plantas e insetos vivem em harmonia. Certo dia, os peixes notam lixos flutuando sobre o rio, onças são mortas, aves são presas em gaiolas e a floresta vai se degradando aos poucos, até não restar nada.

Rua Ataleia

Proponente: Filmes de Plástico Produções Audiovisuais – Belo Horizonte (MG)
Gênero: Ficção
Sinopse: Em 2011, numa noite sem luz numa rua de um bairro da periferia, uma família aguarda o retorno da energia elétrica, rodeada por velas que iluminam conversas e pensamentos.

Um sonho esquisito

Proponente: Marco Antonio Pereira de Freitas Junior – Jundiaí (SP)
Gênero: Ficção
Sinopse: Uma garota com problemas mentais vive sua filosofia religiosa.

D.

Gênero: Ficção
Sinopse: Deus, uma mulher transgênero e preta, recebe almas em sua casa e responde calmamente às perguntas dos recém-chegados. Depois de ouvir e encaminhar dois espíritos, entra em sua casa um homem consternado.

Arte Urbana por Elas

Proponente: Eudaldo Moncao Rocha Junior – Nazaré (BA)
Gênero: Documentário
Sinopse: O curta ressalta o papel das mulheres no contexto da arte urbana em Aracaju, com ênfase em sua identidade, trabalho coletivo, visibilidade e como atuam, através da arte, frente às formas de opressão da sociedade patriarcal em que estão inseridas.

Sethico

Proponente: Wagner Manuel Júlio Montenegro da Silva – Recife (PE)
Gênero: Experimental
Sinopse: Esta travessia começa no rio Capibaribe, por onde muitas pessoas traficadas de África entraram no Brasil. Seguimos por lugares que quase escondem o horror da tragédia colonial, que são o cenário do massacre de muitas vidas negras no Recife.

Domingo, dia 28

11h – Sessão extra de exibição dos premiados
Local: Sala 1 – Moviecom Cinemas – Maxi Shopping Jundiaí