Adriana Calcanhotto traz turnê de 'Errante' para Jundiaí
Connect with us

Acontece

Adriana Calcanhotto traz turnê de ‘Errante’ para Jundiaí

Depois de uma estreia de sucesso 2023, em Coimbra, Portugal, Adriana Calcanhotto se apresentará em Jundiaí, no Teatro Polytheama, no dia 18 de outubro

Published

on

Atualizado há

Adriana Calcanhotto se apresenta no Teatro Polytheama em Outubro
Foto: Divulgação

Depois de uma estreia de sucesso em maio de 2023, em Coimbra, Portugal, e de esgotar ingressos em outras sete cidades lusitanas, como Lisboa, Estarreja, Ponta Delgada, Porto, Ourém, Vila Real, Setúbal e Faro, Adriana Calcanhotto traz a turnê de seu novo álbum, Errante, ao Brasil. A cantora se apresentará em Jundiaí, no Teatro Polytheama, no dia 18 de outubro. Além das faixas do novo trabalho, como Prova dos 9, Pra lhe dizer e Larga tudo, o repertório inclui também grandes sucessos de sua discografia, como os clássicos Vambora e Maresia.

O álbum Errante é marcado pela busca pela alegria, mesmo diante de canções que carregam traços de melancolia. O disco reflete o desejo de expansão de Adriana Calcanhotto, um contraponto ao período de isolamento vivido durante a pandemia entre 2020 e 2021. Diferente de seu trabalho anterior, (2020), que sublinhava a solidão do momento, Errante propõe uma saída para o mundo exterior, como já sugere o título.

O espírito expansivo de Errante se revela não apenas nas canções, quase todas compostas a partir de 2020, mas também no processo de gravação. As sessões ocorreram no estúdio da gravadora Rocinante, localizado em Araras, na serra fluminense, em meio à Mata Atlântica. O ambiente isolado foi palco para a celebração de encontros musicais há tempos aguardados.

Errante é um verdadeiro “disco de banda”, com a participação de Adriana (violão e voz), Alberto Continentino (baixo, piano e lira), Davi Moraes (guitarra e violão), Domenico Lancellotti (bateria e percussão), e o reforço dos sopros de Diogo Gomes, Jorge Continentino e Marlon Sette. Convivendo e criando juntos, os músicos construíram uma sonoridade coesa e rica em diálogos musicais.

Um autorretrato musical

Em Errante, Adriana Calcanhotto desenha um autorretrato através de versos fluidos, que fogem de definições rígidas. A identidade da artista se espalha em versos como: “Tenho o corpo italiano/ O nascimento no Brasil/ A alma lusitana/ A mátria africana”. A ideia de desenraizamento é confirmada na sequência: “E em tudo o que faço sou não mais do que impostora”.

Adriana Calcanhotto assume a direção do espetáculo, que conta com uma banda composta por Pedro de Sá (guitarra), Domenico Netto Lancellotti (bateria), Guto Wirtti (baixo acústico), Jorge Continentino (saxofone, flauta e teclados), Diogo Gomes (trompete e flugelhorn) e Marlon Caldeira Sette (trombone). Pedro de Sá já havia acompanhado Calcanhotto na turnê Gal: Coisas Sagradas Permanecem, em homenagem a Gal Costa, cujos shows tiveram grande sucesso de crítica e ingressos esgotados. Agora, com Errante, a cantora apresenta pela primeira vez no palco as 11 canções inéditas e autorais deste novo projeto.

Sobre Adriana Calcanhotto

Adriana Calcanhotto é uma compositora brasileira que explora a diversidade da música nacional, transitando por gêneros como bossa nova, MPB e funk. Suas letras são conhecidas por abordar tanto temas leves quanto reflexões profundas sobre a vida, combinando arte contemporânea, eventos sociais e filosofia.

Além de sua carreira musical, Adriana também se destaca como escritora e acadêmica. Com obras literárias como uma autobiografia e uma antologia de haicais brasileiros, ela foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra, onde também lecionou sobre poesia e composição de canções.

Sua discografia inclui trabalhos variados, como álbuns infantis sob o pseudônimo Adriana Partimpim, e a trilogia marítima, que começou com Marítimo (1998) e se encerrou com Margem (2019). Esses álbuns exploram o mar como metáfora para temas como amor e tragédia.

Adriana Calcanhotto também aborda questões sociais e políticas em seus trabalhos, como no concerto-tese A Mulher do Pau-Brasil (2018), que reflete sobre a identidade brasileira e a violência histórica. Durante a pandemia, ela lançou (2020), gravado em casa durante o isolamento. Seu mais recente álbum, Errante, é uma expansão desse período de reclusão, trazendo novas dimensões à canção brasileira e à sua expressão artística.

Acontece

Jundiaí recebe ‘Starlight Concerts’ na Sala Glória Rocha neste sábado (24)

Com duração de 70 minutos, o “Starlight Concerts”, será apresentado por um quarteto de músicos das principais orquestras de São Paulo

Published

on

Com duração de 70 minutos, o "Starlight Concerts", será apresentado por um quarteto de músicos das principais orquestras de São Paulo
Foto: Divulgação

Neste sábado (24), o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro será palco de um evento que promete transformar a maneira como a música clássica é vivenciada. O concerto "Starlight Concerts – Uma experiência musical”, realizado pelo Teatro GT, começa às 18h na Sala Glória Rocha, localizada na Rua Barão de Jundiaí, 1093, no centro de Jundiaí. Com uma duração de…

Continue Reading

Acontece

Sala Glória Rocha recebe o espetáculo “Vermelho” nesta quarta-feira (21)

Apresentada na Sala Glória Rocha, em Jundiaí, a peça traz histórias reais de abusos, construindo uma narrativa que expõe os perigos dos crimes virtuais

Published

on

Apresentada na Sala Glória Rocha, em Jundiaí, a peça traz histórias reais de abusos, construindo uma narrativa que expõe os perigos dos crimes virtuais
Foto: Divulgação/Espetáculo Vermelho

Nesta quarta-feira (21) de agosto, às 20h, o espetáculo "Vermelho" será apresentado na Sala Glória Rocha, em Jundiaí, com entrada gratuita. Após a sessão, haverá um bate-papo com a psicanalista Maíra Engelmann, abordando os temas centrais da peça. "Vermelho" é inspirado no conto "Chapeuzinho Vermelho" e conta com a dramaturgia de Priscila Modanesi. A peça reúne histórias reais de abusos…

Continue Reading

Acontece

Jundiaí recebe Feira de Discos neste sábado (10)

Com mais de 10.000 itens à venda, a Feira de Discos oferece uma vasta gama de opções para todos os gostos.

Published

on

Feira de Discos acontece neste sábado, em Jundiaí
Feira de Discos/Divulgação

Jundiaí se prepara para receber mais uma edição da Feira de Discos, um evento para colecionadores e amantes da música. No dia 10 de agosto, sábado, das 11h às 21h, o Shopping Pátio Cica será palco de um encontro com discos de vinil, CDs e DVDs. Com mais de 10.000 itens à venda, a feira oferece uma vasta gama de…

Continue Reading

Acontece

Concertos Astra-Finamax apresenta ópera formada apenas por mulheres em Jundiaí

Published

on

Cartaz do Concertos Astra-Finamax com a Ópera Suor Angélica de Giacomo Puccini, regida por Abel Rocha, 03/08, Teatro Polytheama.
Foto: Divulgação

Jundiaí se prepara para receber um evento musical singular. No dia 03 de agosto, o Teatro Polytheama será palco da ópera "Suor Angélica", uma produção inédita dos Concertos Astra-Finamax que promete emocionar o público. Um encontro com a música clássica Sob a batuta do maestro Abel Rocha e com a participação de 20 talentosas artistas, a obra de Giacomo Puccini…

Continue Reading

Acontece

Festival Come O Quê apresenta Festa Julina Vegana neste domingo (21)

Evento temático tem entrada gratuita e será no Clube São João

Published

on

Festival Come O Quê
Foto: Divulgação

Neste domingo, dia 21, das 10h às 17h, o já tradicional Festival Come O Quê apresenta a aguardada Festa Julina Vegana, no Clube São João, com entrada gratuita. Com essa temática especial, a feira vegana trará deliciosas comidas típicas, música e dança, tudo isso com um caráter vegano e sustentável. "Nosso objetivo com a Festa Julina Vegana vai além da…

Continue Reading