
Depois da brincadeira no TikTok, o cantor e compositor britânico, James Blunt, cumpriu a promessa e entrou em contato com os compositores brasileiros do forró “Coração Cachorro”, para discutir sobre os direitos autorais.
A música, lançada em 2021 nas vozes de Ávine e Matheus Fernandes, tem no refrão a melodia de “Same mistake”, balada de Blunt lançada em 2007. De acordo com os autores da música “Coração cachorro”, as duas partes negociaram um acordo extrajudicial de forma amigável. Assim, James Blunt receberá 20% da renda da autoria do forró.
Neto Sales, sócio da Medalha Editora, empresa cearense que administra os direitos dos seis autores brasileiros, disse ao g1 que este tipo de acordo é raro no forró. “Tenho pouca lembrança de ver algo nesse sentido no Brasil. Normalmente o que acontece é artistas internacionais concederem autorização para ‘versões’ da obra original”.
Dessa forma, a partir de agora, a música que anteriormente era assinada por 6 autores (Daniel dos Versos, Fellipe Panda, PG do Carmo, Riquinho da Rima, Breno Lucena e Felipe Love), é assinada por 7 músicos, com a inclusão de James Blunt como um dos compositores.
‘Auuuuu’
Os autores da música “Coração Cachorro”, admitiram que o “latido” do refrão foi inspirado na música “Same Mistake”. No entanto, negam que tenha sido plágio.
No Brasil, a música do cantor britânico ficou conhecida por fazer parte da trilha sonora da novela “Duas Caras”. Além disso, em 2008, a banda Calcinha Preta também se inspirou na obra para lançar “Já me acostumei”.
Hoje, a música “Coração Cachorro” é uma das mais ouvidas no Brasil. Muito disso se deve aos milhares de vídeos no TikTok e Instagram usando o áudio para coreografias.
[tdj-leia-tambem]