Pescador salva golfinho preso em rede
Foto: Reprodução

Esta semana, um vídeo de um pescador salvando um filhote de golfinho que ficou preso em uma rede viralizou nas redes sociais. O responsável pelo resgate foi o autônomo Augusto Muniz (39), no Guarujá, litoral de São Paulo. “Deus nos colocou lá na hora certa. Ganhei o ano”, diz Muniz no vídeo.

Augusto conta que foi com o amigo pescar no último dia do ano, na Praia do Guaiúba. No entanto, o tempo começou a fechar e então os dois decidiram sair do local. “Quando estava saindo de Guarujá, vi o animal e me chamou a atenção. Quando cheguei perto, era um golfinho, preso a uma rede. Creio que foi um acidente, prestei socorro na hora mesmo”.
O autônomo conta que já realizou outros salvamentos de animais no mar, enrolados em plásticos e sacolas, como tartarugas e peixes. Mas essa foi a primeira vez que salvou um golfinho. Assim, pelo vídeo é possível ver o momento em que Augusto retira a rede do filhote com cuidado, soltando o objeto da boca do animal.
Em seguida, ele dá um beijo no golfinho e o devolve ao mar. De acordo com ele, o animal ficou parado, como se estivesse aceitando a ajuda. Depois da boa ação, Muniz e o amigo comemoraram o salvamento. Augusto conta que se sente grato por ter tido a chance de finalizar o ano assim.
Além disso, o autônomo também explica que pratica pesca esportiva seletiva, e que esse caso pode ter sido causado por acidente. Isso porquê, nesta prática, os pescadores utilizam redes e geralmente as deixam em locais longe do mar, em locais onde os animais marinhos não sejam feridos.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.