Prato de frango frito e pessoa servindo vinho em taça
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A cultura italiana e as tradições rurais do bairro Traviú voltam a ganhar destaque neste fim de semana com a retomada da Affari Rurali, feira que reúne gastronomia, música, dança, costumes e produtos locais.

A iniciativa, realizada pelos empreendedores da Rota Turística da Cultura Italiana, acontece em parceria com as Unidades de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e de Cultura (UGC), dentro da programação do 9º Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, que neste ano traz o tema “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”.

Programação da Affari Rurali

O evento chega à sua 6ª edição e terá entrada gratuita, na Associação Amigos do Traviú (rua Luís Carbonari, 100 – Traviú). A feira acontece neste sábado (16), das 9h às 22h; e no domingo (17), das 11h às 18h.

Entre as atrações gastronômicas, os visitantes poderão saborear e adquirir comidas típicas como macarrão, pastéis, frango, batatas fritas, doces, salgados, sucos, vinhos e cervejas artesanais, além de conferir peças de artesanato local.

A programação também inclui:

  • Sábado (16), às 9h – Caminhada mediada ao Monte Traviú, com saída da Associação Amigos do Traviú. O trajeto inclui pontos de memória do bairro e o plantio de árvores.
  • Domingo (17), às 10h – Missa Italiana na Igreja Nossa Senhora das Vitórias (rua Paulino Lourençon, 15 – Traviú).
Igreja no Traviú, em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]

Valorização das tradições

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), Fernando Peche, destacou a importância da retomada. “É uma ação pautada pelo DPH que visa retomar a tradicional feira do bairro, contando com o apoio da UGAAT e a participação das formadoras da Rota Turística da Cultura Italiana. E que, por conta do fortalecimento das tradições locais e da valorização da memória cultural da comunidade entra na programação desta edição do Mês do Patrimônio e dialoga com sua temática.”

A gestora da UGAAT, Marcela Moro, reforçou o impacto para o turismo regional. “Apoiar a recuperação deste evento que já é tradicional, mas não acontecia há muitos anos, é uma forma de fomentar o turismo na região do Traviú, reunindo todos estes empreendedores para que divulguem e apresentem seus trabalhos.”

Mais programação do Mês do Patrimônio

O Mês do Patrimônio Histórico e Cultural segue até o fim de agosto, com atividades que exploram a relação entre memória, natureza e identidade cultural.

Destaques da agenda:

  • 21 e 22/08 – Palestra “Patrimônio geológico, ambiental e hidrológico – Patrimônio cultural e pertencimento territorial”, às 9h, no Espaço Expressa.
  • 23/08 – Caminhada Mediata Ambiental pela Serra do Japi, das 9h às 12h, com saída do CREAM (Fundação Serra do Japi). Inscrição prévia obrigatória.
  • 24/08 – Caminhada Mediata Ambiental na Associação Mata Ciliar, no mesmo horário. Inscrição prévia obrigatória.
  • 28 e 29/08 – 13º Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial.
  • 30/08 – Gincana Urbana pelo Centro Histórico, das 9h às 12h.
  • 30 e 31/08 – Festival Expressa de Cultura Popular, no Espaço Expressa.

A programação completa está disponível no site oficial do evento.