Brasileira descobre que está grávida 10 anos após ser diagnosticada infértil
Connect with us

Acontece

Brasileira descobre que está grávida 10 anos após ser diagnosticada infértil

Após desistir, Kamila descobriu a gestação de quatro meses.

Published

on

Família comemora gravidez de mulher que foi diagnosticada infértil.
Foto: Arquivo Pessoal

A funcionária pública, Kamila Costa (36), passou por diversos tratamentos na tentativa de engravidar por 10 anos, após ser diagnosticada infértil. O diagnóstico mostrou problema multiplicado por três: sinéquia uterina (cicatrizes no útero), ovário policístico e endometriose.

De acordo com a médica ginecologista e obstetra, Samara Messias, as chances de gravidez para mulheres com essas condições variam de 30% a 40%.

“Não tem nenhum caso que una as três coisas juntas. O que encontrei foi que, mesmo quem tem ovário policístico, para uma mulher engravidar é de 34%, se ela tiver acima de 35 anos essa chance cai muito. Se ela tem sinéquia uterina só resolve depois de fazer o tratamento para desfazer essas cicatrizes e se ela ficar com sequela a chance também é baixíssima, em torno de 20% a 30%. A endometriose é a mesma coisa, e a chance de gravidez gira em torno de 40%”, explica.

No entanto, Messias explica que em nenhum dos três casos a gravidez é impossível, quando olhado separadamente. Mas o caso de Kamila é grave por ter os três problemas juntos.

“Hoje não encontramos o relato de caso que tenha tudo em uma mulher só, ainda mais em uma gravidez espontânea. Ainda tem outra situação, que é ela ter mais de 35 anos, então a chance de gravidez reduz muito mais do que quando a gente considera antes dos 35. Então, a gente considera este caso uma raridade. Um milagre, é Deus purinho nisso. Fiz uma busca e não encontrei registro, é uma raridade”, acrescentou.

Descoberta

Entre viagens para fora do estado e o fim de um relacionamento de 15 anos, Kamila começou a sentir alguns sintomas e pensou estar doente. Sem expectativas, resolveu fazer um teste para já descartar a possibilidade.

“E, surpreendentemente, deu positivo e vi que todos aqueles sintomas não eram doença, como eu achava. Foi um ano bem atípico, surpreendente. O atraso menstrual não me assustava porque era comum acontecer, sempre convivi com a amenorreia, que é a ausência da menstruação. Só que eu estava sentindo muitos sintomas da gravidez: enjoada, seios doloridos, vomitando e com muita prisão de ventre. Então, eu achava que estava doente. Não imaginei que era gravidez”, contou. A gravidez foi descoberta quando Kamila já tinha desistido da possibilidade de ter filhos, já no 4º mês de gestação.

“Já estive mais ansiosa, mas estou mais tranquila depois que vi que está tudo bem. Agora estou tentando viver o que toda mulher vive na gravidez. Na verdade, quando você faz fertilização você não tem a surpresa, não tem aquela coisa de contar para as pessoas e eu achava que um dia ia sentir falta disso. Mas Deus me proporcionou isso. Tive a chance de fazer um teste de farmácia como toda mulher, fazer a ultrassom e ouvir o coraçãozinho e isso me deixa extremamente emocionada”, relata.

De acordo com a nova mamãe de primeira viagem, ainda existe o medo por causa dos traumas do passado. Mas agora está mais confiante e conta que está tudo bem com o bebê e a gestação está saudável.

Agora, Kamilla e o marido, José Leonardo Algulo se preparam para comprar o enxoval assim que descobrirem o sexo da criança.

Acontece

Cine Game: Jundiaí recebe projeto itinerante com cinema e exposição de videogames

O Cine Game é uma edição especial do Cine Rodas, um projeto cultural que, desde sua criação, leva cinema e arte para as ruas de diversas cidades brasileiras. Saiba mais

Published

on

Cine Game
Foto: Divulgação

O Cine Game chega à cidade de Jundiaí nos dias 7 e 8 de setembro, no Parque da Cidade, totalmente gratuito. O projeto cultural combina cinema ao ar livre com uma exposição dedicada ao universo dos videogames. Os visitantes terão a oportunidade de explorar a história dos videogames, desde os clássicos que marcaram gerações até as mais recentes inovações tecnológicas.…

Continue Reading

Acontece

Clóvis de Barros e Ilan Brenman levam filosofia ao Sesc Jundiaí

O evento, aberto ao público, acontecerá às 19h30, e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Sesc Jundiaí, a partir das 18h30

Published

on

Clóvis de Barros e Ilan Brenman
Foto: Divulgação

No dia 18 de setembro, o Sesc Jundiaí será palco de um evento, onde os autores Clóvis de Barros Filho e Ilan Brenman irão lançar e debater o livro Filosofia ao Pé do Ouvido: Felicidade, Ética, Amizade e Outros Temas. Este evento, aberto ao público, acontecerá às 19h30, e os ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir das 18h30. Filosofia…

Continue Reading

Acontece

Jumpark sedia 2ª edição do evento pet Meu Melhor Amigo, em Jundiaí

O evento terá flash tattoo (especial pets), música ao vivo, desfile de animais, serviços veterinários e palestra com uma especialista. Saiba mais.

Published

on

Jumpark sedia evento pet em Jundiaí
Foto: Canva

Prepare a coleira e a guia: neste domingo (8), o Jumpark recebe a segunda edição do evento pet "Meu Melhor Amigo", em Jundiaí. O dia inteiro será dedicado aos companheiros de quatro patas, com diversas atividades e atrações para toda a família. Das 13h às 17h, o parque se transformará em um verdadeiro paraíso para os pets. A entrada é…

Continue Reading

Acontece

‘Rodeio Itu Festival’ terá shows de Ana Castela, Luan Santana e Luísa Sonza; confira

O Rodeio Itu Festival acontecerá nos dias 06, 07, 13 e 14 de setembro, na Arena Itu, localizada a aproximadamente 80 km da capital paulista

Published

on

Rodeio Itu Festival
Foto: Divulgação

O Rodeio Itu Festival promete agitar o interior de São Paulo nas próximas duas semanas. O evento acontecerá nos dias 06, 07, 13 e 14 de setembro, na Arena Itu, localizada a aproximadamente 80 km da capital paulista. A edição deste ano do Rodeio Itu Festival contará com uma line-up de destaque. Luísa Sonza, uma das maiores estrelas da música…

Continue Reading

Acontece

Programação do Sesc Jundiaí celebra a diversidade

O mês do orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado com oficinas, bate-papo e shows

Published

on

Programação do Sesc Jundiaí conta com artistas da comunidade LGBTQIAP+ para uma agenda de eventos abrangendo a pluralidade.
Foto: Capoeira para Todes | Crédito: Caio Oviedo

A programação do Sesc Jundiaí celebra a diversidade e o mês do orgulho LGBTQIAPN+ com várias atrações que acolhem a pluralidade de corpos e identidades que fazem parte da sociedade. Esta é a 2ª edição do Projeto Persona, que faz parte da programação do Sesc Jundiaí durante todo o mês de setembro, reunindo uma série de atividades gratuitas que promovem…

Continue Reading
Advertisement