Complexo Fepasa recebe atrações em alusão ao Dia da Consciência Negra
Connect with us

Acontece

Complexo Fepasa recebe atrações em alusão ao Dia da Consciência Negra

Complexo Fepasa recebe, até 22h30, dezenas de atrações musicais, oficinas e palestras

Published

on

Atualizado há

Crianças participando de oficina de pintura ancestral
Entre as oficinas, a pintura ancestral ganhou o interesse das crianças

Um dos grandes símbolos do desenvolvimento de Jundiaí, o Complexo Fepasa, da Prefeitura de Jundiaí, recebe até as 22h30 desta quarta-feira (20), em celebração ao Dia da Consciência Negra, dezenas de atrações musicais, oficinas e palestras para movimentar o espaço histórico, de grande valor para toda a sociedade. Com barracas de alimentação e artesanato do Jundiaí Feito à Mão as atividades gratuitas agradam toda a família.

“O Complexo Fepasa é um espaço de resistência e carrega no nosso sangue e suor. Estar aqui hoje, celebrando, é muito importante para toda a sociedade”, explicou a assessora de Políticas para Igualdade Racial, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Isabela Galdino Miguel, durante a abertura das festividades.

Pelo Departamento de Cultura, da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), o diretor João Carlos de Luca, ressaltou o envolvimento multiplataforma para a organização das atividades. “Hoje o dia é mais que ouvir música. É para refletir o sentido da resistência e da valorização, com alegria, cultura e a participação de várias unidades de gestão da administração municipal”, comentou.

O contexto histórico da cultura negra é apresentado em várias formas, e, uma delas é na oficina de turbantes e bonecas Abayomi – que significa ‘o melhor de mim para você’ -. Silvia Marcelo, do coletivo PretaEu, é a responsável pela disseminação do conhecimento para os participantes. “As bonequinhas Abayomis eram feitas pelas escrevas para seus filhos, para acalentar as crianças. Já o turbante é marca de empoderamento, pois quando os negros eram escravos, a amarração era ao contrário, um sinal de submissão. O turbante empodera”, destacou.

A Rainha Afro de Jundiaí, Tainá Aparecida Marques, também compareceu ao evento. “A data marca a valorização dos negros e colabora para a maior conscientização das pessoas e dos próprios negros sobre a importância da união e da participação”, ressaltou.

Além das oficinas e apresentações musicais, os visitantes do espaço poderão conferir obras feitas por artistas locais, que usam as mais diversas técnicas para a produção. Rosalva Teixeira, moradora na Vila Progresso, se encantou com quadros pintados em telas de TV. “Foi muito inovador. Usou uma TV que seria descartada para ser o espaço de criação”, explicou a mulher que foi para o evento para participar das oficinas de turbantes.

A baiana Kelly Azevedo está em Jundiaí há dois anos morando no Almerinda Chaves. “Eu e meu marido viemos para Jundiaí para criar os nossos filhos especificamente pela qualidade de vida da cidade. A comemoração ao Dia da Consciência Negra é de grande qualidade, diversidade e importância para comunidade”, analisou.

Programação

As atividades são gratuitas e abertas à população e seguem até 22h30. Às 15h, o grupo Panela Preta mescla em seu show composições autorais e clássicos do samba raiz.

Às 17h30 tem discotecagem com o DJ Easy Nylon e, às 21h30, a última atração musical da noite é o show “Minhas Origens”, do cantor João Fernandes, com sambas de luta e resistência.

Como participações especiais, às 15h, Fábio Rogério e King Duplo Impacto realizam na Sala dos Relógios uma roda de conversas com o tema “Nossos discos, nossa história”. Já a partir das 19h, na Sala Jundiaí, o ativista social e youtuber AD Júnior promove uma palestra temática.

Kely Azevedo realiza a oficina “Faz parte da cura o desejo de ser curado”, às 16h, na Sala B1. Já Kate Silva realiza às 18h30 a oficina “Consciência Cultural e Saúde”, respectivamente, na Sala B1 e na Sala dos Relógios.

Como intervenções, estão também programadas, a partir das 16h, no Espaço Infantil, a contação “Meninas Bonitas”, em que Paulinha Miurim narra histórias que valorizam a inteligência, determinação, espontaneidade e beleza da menina negra.

Às 16h30 há ainda as apresentações diversas do grupo de capoeira Nosso Senhor do Bonfim. Também estão programadas diversas opões gastronômicas da culinária afro e exposições temáticas.

A programação gratuita é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e da Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial, órgão ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), com a Câmara Setorial de Etnias do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e parceiros.

Acontece

Jumpark sedia 2ª edição do evento pet Meu Melhor Amigo, em Jundiaí

O evento terá flash tattoo (especial pets), música ao vivo, desfile de animais, serviços veterinários e palestra com uma especialista. Saiba mais.

Published

on

Jumpark sedia evento pet em Jundiaí
Foto: Canva

Prepare a coleira e a guia: neste domingo (8), o Jumpark recebe a segunda edição do evento pet "Meu Melhor Amigo", em Jundiaí. O dia inteiro será dedicado aos companheiros de quatro patas, com diversas atividades e atrações para toda a família. Das 13h às 17h, o parque se transformará em um verdadeiro paraíso para os pets. A entrada é…

Continue Reading

Acontece

‘Rodeio Itu Festival’ terá shows de Ana Castela, Luan Santana e Luísa Sonza; confira

O Rodeio Itu Festival acontecerá nos dias 06, 07, 13 e 14 de setembro, na Arena Itu, localizada a aproximadamente 80 km da capital paulista

Published

on

Rodeio Itu Festival
Foto: Divulgação

O Rodeio Itu Festival promete agitar o interior de São Paulo nas próximas duas semanas. O evento acontecerá nos dias 06, 07, 13 e 14 de setembro, na Arena Itu, localizada a aproximadamente 80 km da capital paulista. A edição deste ano do Rodeio Itu Festival contará com uma line-up de destaque. Luísa Sonza, uma das maiores estrelas da música…

Continue Reading

Acontece

Programação do Sesc Jundiaí celebra a diversidade

O mês do orgulho LGBTQIAPN+ é celebrado com oficinas, bate-papo e shows

Published

on

Programação do Sesc Jundiaí conta com artistas da comunidade LGBTQIAP+ para uma agenda de eventos abrangendo a pluralidade.
Foto: Capoeira para Todes | Crédito: Caio Oviedo

A programação do Sesc Jundiaí celebra a diversidade e o mês do orgulho LGBTQIAPN+ com várias atrações que acolhem a pluralidade de corpos e identidades que fazem parte da sociedade. Esta é a 2ª edição do Projeto Persona, que faz parte da programação do Sesc Jundiaí durante todo o mês de setembro, reunindo uma série de atividades gratuitas que promovem…

Continue Reading

Acontece

Jundiaí recebe ‘Starlight Concert: Queen & Coldplay’ na Sala Glória Rocha em setembro

Os ingressos para o “Starlight Concert” estão à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto online, para 7 de setembro

Published

on

Postêr Starlight Concerts - Queen e Coldplay
Foto: Divulgação

No próximo sábado (7), o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro será, mais uma vez, palco de um evento que promete transformar a maneira como a música é vivenciada. O concerto “Starlight Concert: Queen & Coldplay”, realizado pelo Teatro GT, começa às 18h na Sala Glória Rocha, localizada na Rua Barão de Jundiaí, 1093, no centro de Jundiaí. O show musical…

Continue Reading

Acontece

Projeto ‘Geek-oteca’, com Davi Simão Jr. na Biblioteca Municipal de Jundiaí

O primeiro encontro do projeto “Geek-oteca” acontece no dia 31 de agosto, das 13h30 às 15h, na Av. Doutor Cavalcanti, em Jundiaí

Published

on

O primeiro encontro do projeto "Geek-oteca" acontece no dia 31 de agosto, das 13h30 às 15h, na Av. Doutor Cavalcanti, em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot, se prepara para se transformar no centro da cultura geek com o lançamento do projeto "Geek-oteca", que contará com a presença de Davi Simão Jr. O projeto tem como objetivo celebrar e explorar o universo das histórias em quadrinhos, oferecendo uma série de atividades abertas ao público, que incluem palestras e workshops conduzidos por…

Continue Reading
Advertisement