Paulo Nascimento tocando guitarra
Foto: Arquivo Pessoal

Os Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Angra, Sepultura… o Brasil é recheado de ícones do rock que atraem milhares de fãs e, claro, Jundiaí não poderia ficar para trás. Hoje, 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock e aqui na cidade o gênero musical faz parte da vida de muita gente!

A família do advogado Paulo Nascimento é exemplo disso. Em 1992, Paulo e outros amigos uniram a paixão pelo rock e criaram a banda Sigla, com repertório exclusivamente nacional e com referências como Capital Inicial, Titãs, Ultraje a Rigor e outras bandas de sucesso do rock nacional dos anos 1980.

Entre idas e vindas, a banda passou por diferentes formações, mas hoje Paulo continua na ativa tocando guitarra, com Juliano Pastro no baixo; Bento Junior no teclado, violão e vocal; Carlos Birão na bateria e Silnei Toledo no vocal. Essa paixão e a iniciativa de tocar profissionalmente já levaram a Sigla à apresentações memoráveis, como aberturas de shows do Marcelo Nova, Supla e da banda Velhas Virgens. “Nos últimos anos, fechamos com uma média de 90 shows por ano, que foi um número muito expressivo”, conta.

Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Nascimento

Na pandemia, os shows da Sigla tiveram que parar, o que tem causado grande ansiedade nos integrantes. “Era minha válvula de escape, tenho sentido muita falta de tocar”, lamenta o guitarrista.

Mas não é só na banda que Paulo expressa o amor pelo rock. Em casa, a esposa Gisele e o filho do casal, Gabriel, de 11 anos de idade, também incluem muita música no dia a dia. “Gisele canta em dois corais e na igreja, além de dar aulas de violão”, disse o advogado. O filho toca teclado e até compôs uma trilha sonora, “que inclusive esta sendo registrada”, conta Paulo.

“Costumamos dizer que não vivemos da música, mas vivemos de música”

Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Nascimento

Desde pequenininho

Em Jundiaí, a School of Rock ensina música para crianças e adultos há mais de 20 anos. “Prática e apresentações ao vivo são os pontos principais do nossa grade curricular. Nossos alunos evoluem como indivíduos, subindo ao palco com os outros músicos”, anuncia a escola.

As aulas começam já para pequenos de 2 anos de idade e, na pandemia, a escola lançou um programa especial de aulas individuais remotas.

Reprodução/School of Rock Jundiaí

School of Rock – ou Escola de Rock – também é o nome do filme de 2004, que estrela Jack Black representando um músico recém demitido da banda. Cheio de dívidas para pagar e sem ter o que fazer, o personagem Dewey Finn aceita dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida. Logo Dewey se torna um exemplo para os alunos, que se juntam ao professor para montar uma banda de rock local. O filme está disponível na Netflix.

Representação local

Jundiaí tem muitos músicos representando o cenário local. Confira abaixo uma lista de bandas locais que valem a pena dar uma conferida:

Astronova

Boca de Lobo

Facing Death

Genomma

Lista por Vinícius Vieira.