Praça Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação

O Dia Internacional da Animação (DIA) será celebrado em Jundiaí pela primeira vez em 2024, marcando a 1ª Edição oficial do evento na cidade. Com o objetivo de divulgar e celebrar a arte da animação, a programação será realizada na Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot, promovendo um espaço inclusivo e acessível para todos os interessados.

O evento em Jundiaí incluirá um “esquenta” no sábado (26), das 13h30 às 16h30, com Mostras Ambiental, Infantil e Regional. No dia oficial, segunda-feira (28), a programação ocorrerá das 9h30 às 12h e das 13h às 16h, com uma série de mostras que englobam categorias ambiental, regional, infantil, nacional e internacional.

Durante as exibições do Dia Internacional da Animação, os participantes poderão apreciar curtas-metragens de animação de diferentes partes do mundo. Além disso, oficinas e bate-papos com profissionais da área estão programados, contando com a participação de talentos locais, como o artista Ede Galileu.

Pôster Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação

“Estamos muito animados com a presença dele. É uma oportunidade incrível para os jovens artistas de Jundiaí aprenderem com alguém tão talentoso”, disse Marco Antonio Cortez, quadrinista e ilustrador, que está organizando o evento.

Uma das atrações especiais desta edição será a homenagem à animadora e artista visual Mina Leão, responsável pela animação da popular Galinha Pintadinha e de outras obras significativas. “Mina é uma referência na animação brasileira e é essencial reconhecermos o seu trabalho. Queremos promover um ambiente de troca e aprendizado, além de homenagear artistas de destaque no setor”, afirmou Cortez.

Expectativas para a comunidade

O evento do Dia Internacional da Animação visa atrair um público diversificado, especialmente crianças, que frequentemente se encantam com o mundo dos desenhos animados. “Esperamos que as crianças saiam inspiradas, e que seus olhos brilhem ao ver as animações. A animação é uma arte que cativa e educa ao mesmo tempo”, ressaltou Cortez.

Estudantes e interessados nas artes visuais também são convidados a participar, com a expectativa de proporcionar uma experiência imersiva e inspiradora.

Mostra Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação

“Estamos felizes pela acolhida da Biblioteca Municipal de Jundiaí. É uma honra realizar o Dia Internacional da Animação neste espaço, que se dedica à cultura e ao aprendizado”, concluiu Cortez. “Acreditamos que este evento será uma excelente oportunidade para que a comunidade conheça mais sobre essa arte e se envolva com o processo criativo por trás dos desenhos animados.”

Um evento de grande escopo

O Dia Internacional da Animação é uma mostra de curtas-metragens de animação, com exibições de filmes nacionais e internacionais. O evento já acontece em diversas cidades do Brasil, com a exibição principal programada para o dia 28 de outubro, com entrada gratuita.

Em 2024, o evento comemora 21 anos desde sua primeira edição, realizada em 2004 no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição do filme coletivo “Planeta Terra”.

Mostra Dia Internacional da Animação
Foto: Divulgação

Em 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud apresentou ao mundo a primeira projeção pública de imagens animadas, exibindo o filme “Pauvre Pierrot” no Museu Grévin, em Paris. Em homenagem a essa data histórica, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) escolheu o dia para celebrar o Dia Internacional da Animação.

Desde então, a celebração se espalhou pelo Brasil e por mais de 30 países, incluindo EUA, França, Coreia do Sul e Japão.

Sobre o ilustrador Marco Cortez, organizador do Dia Internacional da Animação

Marco Antonio Cortez é um quadrinista, ilustrador e artista de pré-produção de animação. Foi o ilustrador oficial e coordenador de arte do Instituto Ayrton Senna – Senninha e sua Turma(1993 a1998). Participou da produção de curtas e longas-metragens de animação, tais como “GUMMI BEARS”, “ALADDIN” (ambos da Disney-HGN) e “O GRILO FELIZ” (longa-metragem da Start Anima).

Ele também produziu ilustrações para a Editora Globo, incluindo obras do Sítio do Picapau Amarelo e para a American Greetings – Moranguinho, além de ter contribuído com a revista Nosso Amiguinho e outras importantes editoras de livros didáticos e paradidáticos.

Atualmente, ele desenha para a Ink&Blood Comics, Disney Comics e editoras de livros didáticos.

[tdj-leia-tambem]