Jossane Ferraz
Foto: Angela Moura

O espetáculo “A Fonte Mágica” será a atração de encerramento do Festival Expressa da Cultura Popular, que integra a programação especial “Patrimônio Vivo: Espaço, História e Natureza”. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), oferece entrada gratuita e classificação livre para todas as idades.

As apresentações acontecem no dia 31 de agosto, no Espaço Expressa, com duas sessões: a primeira às 11h, voltada ao público infantil e familiar, e a segunda como atração final do evento. Ambas contarão com acessibilidade em Libras.

Teatro, circo e mágica para falar de educação ambiental

Realizado pela Companhia da Cultura, com patrocínio da CSJ – Companhia de Saneamento de Jundiaí e apresentação via Lei Rouanet, o espetáculo combina esquetes cômicas, números de mágica e malabarismo para refletir sobre escassez de água e saneamento básico de forma divertida e interativa.

A trama se passa no Grand Circo ValsheBny, onde restaram apenas dois artistas: o palhaço Eureka e Niko, o Mago. Quando estão prestes a fechar as portas, encontram Zizi, uma menina que sonha em ser artista. Juntos, descobrem um antigo livro com enigmas e um mapa misterioso que os leva a uma jornada em busca da lendária Fonte Mágica.

Apoio à cultura e à preservação da água

Para o diretor-presidente da CSJ, Luiz Pannuti, o projeto une arte e conscientização:

“A CSJ reconhece a importância da educação ambiental para a formação da cidadania. Para nós é um prazer patrocinar este projeto sobre água e saneamento, e que aborda informações tão importantes de forma lúdica e atrativa”.

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Jundiaí, Fernando Maranha, reforça a relevância cultural:

“Reconhecemos o valor cultural e educativo da peça, que aborda temas como preservação ambiental, cidadania e patrimônio cultural por meio de uma linguagem acessível, lúdica e sensível. A iniciativa contribui para o fortalecimento das expressões artísticas e para a valorização da cultura como ferramenta de formação cidadã”.

A diretora da Companhia da Cultura, Daniele Torres, destaca o impacto social:

“Estar presente neste festival com um espetáculo gratuito, voltado a todas as idades, é uma forma de democratizar o acesso à cultura e, ao mesmo tempo, trazer discussões importantes para a comunidade sobre o uso consciente da água e a importância do saneamento básico. Esse também é o papel das leis de incentivo: permitir que temas relevantes cheguem a diferentes públicos, gerando impacto social por meio da arte.”

Mais de 18 apresentações para estudantes

Além das sessões no Festival, “A Fonte Mágica” será apresentada em 18 sessões exclusivas para estudantes da rede pública de Jundiaí, em escolas municipais e estaduais, também de forma gratuita.

Serviço

  • Data: 31 de agosto
  • Local: Espaço Expressa – Av. União dos Ferroviários, 1760, Ponte de Campinas, Jundiaí-SP
  • Sessões: 11h e encerramento do evento
  • Classificação: Livre
  • Entrada: Gratuita
  • Acessibilidade: Intérprete de Libras

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]