
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe, neste sábado (11), às 10h, a abertura da exposição ‘Asas da paisagem’, da artista Sílvia Guadagnini. A mostra, viabilizada por meio do edital da IV ExpoArtes da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), poderá ser visitada até 8 de novembro, com entrada gratuita.
Arte, natureza e tecnologia em diálogo
‘Asas da paisagem’ apresenta nove fotografias de borboletas e mariposas tropicais registradas na região da Serra do Japi. Sobre as asas desses insetos, a artista criou intervenções visuais com imagens de satélite de locais brasileiros afetados por mudanças climáticas extremas ou transformações causadas pela ação humana.
A proposta de Guadagnini é provocar uma reflexão sobre a relação entre natureza e tecnologia, ao mesmo tempo em que evidencia a vulnerabilidade dos ecossistemas. O trabalho é resultado de uma pesquisa que integra arte, ciência e tecnologia, utilizando fotografia digital, aplicativos de tratamento de imagem e geolocalização, além do apoio de biólogos na identificação das espécies.
Um olhar artístico sobre a Serra do Japi
Desde 2018, Sílvia Guadagnini realiza uma pesquisa fotográfica sobre lepidópteros (borboletas e mariposas). Suas imagens são produzidas na Serra do Japi, um dos mais importantes fragmentos de Mata Atlântica preservada do Estado de São Paulo, que abriga cerca de 650 espécies desses insetos.

Visitação
A exposição pode ser visitada até 8 de novembro, na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (Rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro). O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h.
A entrada é gratuita, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4589-6792.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiai-Emprego-5