
A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí continua trazendo diversidade gastronômica e muitas novidades para os visitantes do Parque da Uva. Uma das novidades do evento tradicional, esse ano, é a participação do movimento escoteiro da cidade na Parada da Uva.
Desde 1916, grupos escoteiros participam do cotidiano de Jundiaí, em ações sociais, desfiles ou eventos, com grandes mobilizações municipais. Assim, 2024 marca o início da participação oficial dos escoteiros na Festa da Uva.
Na quinta-feira (11), os escoteiros estiveram na cerimônia de abertura da festa, prestigiando as autoridades e expositores locais. Além disso, no sábado (13) e domingo (14), os escoteiros de diferentes idades participaram pela primeira vez da Parada da Uva, atividade tradicional que acontece aos finais de semana. Durante o desfile, eles animaram o público, cantando e dançando junto com os músicos da banda, junto com a apresentação do Grupo Folklorístico Stella Bianca.

“Eu gostei muito de estar na Parada porque o público participou bastante. A banda tocou músicas conhecidas, e isso ajudou a animar bastante o pessoal”, conta Maria Lívia Lopes da Silva, de 18 anos, que está no escotismo há quase 10 anos.
“Todos gostamos muito da Festa da Uva e sabemos o quanto é importante para a cidade. Por isso, estamos muito felizes em participar da Parada esse ano”, afirma Mariana De Marchi, voluntária no Grupo Escoteiro Terra da Uva.
A Parada da Uva acontece aos sábados e domingos, das 16h às 17h. O desfile se encerra no palco principal, com apresentações musicais e o tradicional Brinde ao Pôr do Sol.

Movimento Escoteiro em Jundiaí
O Movimento Escoteiro é um movimento de educação que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de crianças e jovens. As atividades são organizadas por adultos voluntários e divididas em diferentes faixas etárias, dos 6 anos e meio aos 21 anos de idade.
Jundiaí tem os seguintes grupos escoteiros: Terra da Uva, Jundiá, Curuqui, Dom Gabriel, Prempeh, Primavera, GEAr Jundiaí.
[tdj-leia-tambem]