
A Igreja Santa Clara, construção de 1917 e tombada pelo Patrimônio Histórico, será cenário para uma série de recitais de música clássica do 1º Festival Concertos na Serra, que unirá no coração da Serra do Japi, natureza, história, preservação ambiental, música e artes cênicas.
Serão oito apresentações musicais pensadas especialmente para o recém-criado Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente. Toda transmissão será online e gratuita via Youtube pelo link abaixo. O Festival acontecerá em duas semanas, de 11 a 14 e março e de 18 a 21 de março, de quinta a sábado, 20h e domingo, 17h.
Link para assistir o 1º Festival Concertos na Serra: https://www.youtube.com/channel/UCbTCV8eERVkqleDjtYjdgQQ.
O Festival Concertos na Serra é uma iniciativa de pessoas que dedicam suas vidas intensamente às artes e convidam o público a mergulhar, a partir de suas casas, nesse ambiente cheio de história, sons e natureza em que vai se transformar a Igreja de Santa Clara nessas duas semanas. A programação foi escolhida cuidadosamente pela maestrina Claudia Feres.

Iniciativa do Concertos na Serra
A ideia de criar no local um espaço cultural, por iniciativa dos atores e diretores teatrais Carla Candiotto e Rodrigo Matheus, vem ao encontro da trajetória de 50 anos da Escola de Música de Jundiaí, representada pela maestrina Claudia Feres, curadora e diretora artística do festival, que assina ainda a direção geral e a concepção. A direção cênica do festival é de Carla Candiotto e a gestão do projeto é do músico e cantor Fábio Vianna Peres, que integra a programação. Completam a equipe de criativos Marco Lima na direção de arte e Wagner Freire na iluminação.
“Os gestores do Espaço Japi – Cultura e Meio Ambiente, Carla Candiotto e Rodrigo Matheus, me convidaram para idealizar projetos musicais para o espaço. Comecei a elaborar alguns quando surgiu o Proac Expresso LAB, permitindo que realizássemos o 1º Festival Concertos na Serra em parceria com EMJ”, conta Cláudia.
Para dar corpo ao projeto musical, a curadora e diretora artística incluiu na ficha técnica direção cênica, iluminação e direção de arte, respectivamente, Carla Candiotto, Wagner Freire e Marco Lima. “Acredito que estes profissionais irão trazer um olhar para a cena de música de concerto muito diferente do que estamos acostumados. Geralmente temos esses profissionais em óperas, mas não em concertos camerísticos”, comenta Claudia.
Espaço Japi
O centro cultural é um conjunto arquitetônico formado pela igreja e pelas instalações da antiga escola EMEB prof. José Flávio Martins Bonilha, ambas de propriedade da associação dos amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassú e Paiol Velho, na Serra do Japi, em Jundiaí. O Espaço Japi agrega ao bairro Santa Clara um dimensão cultural e artística que busca valorizar sua importância histórica e ambiental para a região do Aglomerado Urbano de Jundiaí.
Rodrigo Matheus adianta que está nos planos apresentar sessões de cinema na parede externa da igreja, ao redor de um jardim de primaveras, além de atividades como cursos, oficinas de fotografia ecológica e de edição de vídeo para redes sociais e palestras, entre outros eventos, inspiradas na questão da preservação do meio ambiente e em temas importantes para a comunidade.
“Queremos programar um festival de teatro infantil, temporadas de espetáculos de nossas companhias (a Candiotto Produções e a Circo Mínimo) e de outros grupos. Em cinema, pensamos em realizar ciclos de ciclos de cinema mudo, com Chaplin, Buster Keaton e O Gordo e o Magro. Além de uma série de humoristas britânicos, como Monty Python.”
As primeiras peças a serem apresentadas no local serão Simbad, o Navegante e Momo, o Senhor do Tempo, respectivamente, com os grupos de Rodrigo e Carla. Já confirmado na programação está também o festival de peças do grupo de teatro de Jundiaí, o Catarsis.
[tdj-leia-tambem]
Programação
Quinta-feira, 11/03, 20h
Capela Ultramarina – Fábio Vianna Peres, “Cantar Camões”
Participação do ator Roney Facchini na leitura de sonetos e outros poemas de Camões entre uma e outra canção interpretada por Fábio.
Sexta-feira, 12/03, 20h
Duo Bico de Pena
Renato Camargo – flauta e Angelique Camargo – violoncelo
Sábado, 13/03, 20h
Grabriel Marin e Neymar Dias – viola e viola caipira
Domingo, 14/03, 17h
Heloisa Meireles, violoncelo
Quinta-feira, 18/03, 20h
Trio Madera – cordas
Mayra Pezzutti – violino, Renato Bandel – viola e Denise Ferrari – violoncelo
Sexta-feira, 19/03, 20h
Duo Lanfranchi – Santoro
Livia Lanfranchi – flauta e Alessandro Santoro – Cravo
Sábado, 20/03, 20h
Duo Della – Campbell
Pedro Dellarole – violino e Jennifer Campbell – harpa
Domingo, 21/03, 17h
João Paulo Amaral – viola caipira
