
O último encontro do Festival Literatura Brasileira no XXI ocorre neste domingo (24), no Centro das Artes, em Jundiaí (SP). A ação faz parte da programação da Festa Literária de Jundiaí (FLIJ).
O evento começa com a contação de histórias realizada pelo Coletivo Sorrisinho Negro, que apresenta a Lenda das Tranças. A narrativa se passa no reino de Oyó, onde apenas mulheres que sentissem tristeza podiam ter seus cabelos trançados, aprisionando a dor nas tranças para que ela não atingisse o resto do corpo.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos
Mesa-redonda no Festival Literatura Brasileira no XXI traz convidadas especiais
A imersão na literatura ocorre com a mesa-redonda ‘Diálogos de dentro: olhar literário sobre a diversidade’, em que os espectadores passam a vivenciar as experiências e as percepções das autoras convidadas. Cada autora apresenta sua visão sobre a diversidade cultural, explorando diferentes perspectivas e contextos dos dias atuais.
A mesa-redonda será mediada por Gisele Moreira, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), professora da Fatec Jundiaí e autora de dois livros de crônicas e três livros infantis.
Entre as participantes da roda de conversa estarão Julia Dantas, escritora premiada, tradutora e doutora em Escrita Criativa; Veronica Stigger, escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária, finalista do prêmio Jabuti; e Mara Lígia Biancardi, autora local, formada em Letras pela USP, pós-graduada em Língua Inglesa, Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica e em Literatura.
[tdj-leia-tambem]
Para Marcos Kirst, curador do Festival Literatura Brasileira no XXI, a escolha dos temas e das autoras para compor o panorama do festival tem como objetivo refletir as tendências contemporâneas na literatura.
“A proposta é interagir com escritores e escritoras premiados ou finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura que estão construindo a nossa literatura contemporânea. Queremos conhecer olhares tão distintos e peculiares sobre a diversidade cultural brasileira e como ela vem se apresentando em suas obras”, afirma Kirst.
As autoras irão abordar a importância dos prêmios literários para impulsionar a carreira de autores estreantes e também discutirão as transformações sociais no Brasil.
Confira a programação do Festival Literatura Brasileira no XXI (24/11):
- 13h30 – Intervenção Artística: contação de história da Lenda das Tranças, Coletivo Sorrisinho Negro;
- 14h às 15h30 – Mesa-redonda ‘Diálogos de dentro: olhar literário sobre a diversidade’.
O Centro das Artes fica na R. Barão de Jundiaí, 1093 – Centro. O evento é gratuito.
O Festival Literatura Brasileira no XXI é uma promoção do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB), da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL), vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciada pela SP Leituras.
O festival já esteve presente nas cidades de Diadema, Lençóis Paulista, Ribeirão Preto, São Bento do Sapucaí e Ubarana.