Baque Delas
Foto: Divulgação

Nos dias 23 e 24 de agosto, Jundiaí será tomada pelos tambores e pelas tradições do maracatu com o projeto ‘Tecendo Histórias de Maracatu‘, idealizado pelo coletivo percussivo Baque Delas. A iniciativa, contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), tem o apoio da Cultura Jundiaí e do Governo Federal.

Cultura, resistência e protagonismo feminino

O projeto busca ampliar o acesso da população à cultura, ao mesmo tempo em que fortalece a produção e difusão artística protagonizada por mulheres. Além disso, tem como missão preservar o maracatu como um dos mais importantes patrimônios culturais e históricos do Brasil.

A programação contará com vivências gratuitas e abertas ao público, com prioridade para mulheres e gêneros dissidentes. As atividades incluem oficinas de costura, dança e rodas de conversa, abordando temas como: a manutenção do brinquedo; a dança como instrumento de resistência; e os desafios e conquistas das mulheres nos coletivos de cultura popular.

As vagas para a oficina de costura já esgotaram, mas para as demais atividades seguem com inscrições abertas.

Convidadas especiais

Para esta edição, o Baque Delas recebe três nomes de peso do Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, referência nacional pela sua relevância histórica e cultural: Rainha Marivalda, Princesa Geni e Musa Ary.

Serviço

Quando: 23 e 24 de agosto
Onde: Jundiaí/SP
Inscrições: gratuitas e limitadas, com prioridade para mulheres e gêneros dissidentes, disponíveis na bio do Instagram @baquedelas

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4