Crianças em sala de exposição do Chico Bento
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O final de semana está repleto de atrações artísticas gratuitas em Jundiaí, com visitações na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes e no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. A programação acontece das 10h às 17h, não precisa de agendamento e é proposta pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí.

Por causa da pandemia, os espaços culturais são monitorados pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), e contam com ventilação e disponibilidade de álcool em gel.

A Pinacoteca Municipal tem o limite máximo de 50 visitantes simultâneos e o Solar do Barão e os jardins, 100 visitantes, com acesso controlado no local.

Pinacoteca

No sábado e no domingo, a Pinacoteca Municipal propõe duas exposições:

“Chico Bento – 60 Primaveras” – A exposição gratuita celebra os 60 anos do amado personagem do Maurício de Souza, com peças históricas e cenográficas, materiais audiovisuais e fotografias.

 “Jundiaí Terra da HQ” – Essa exposição traz trabalhos de 28 quadrinistas, veteranos e iniciantes, focando na contribuição da região de Jundiaí e dos artistas jundiaienses para a produção da linguagem artística.

Ambas as exposições também ficam no local até o dia 27 de outubro.

Também são realizadas no local oficinas gratuitas de histórias em quadrinhos para crianças e adolescentes. As aulas são feitas às sextas, sábados e domingos, para grupos de 04 a 13 anos.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Há cerca de 500 vagas, e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da Prefeitura de Jundiaí. O material para a realização da oficina é disponibilizado gratuitamente no local.

Museu Barão de Jundiaí

No Museu Histórico e Cultural, os visitantes podem conferir parte do acervo permanente exposto e a mostra “Jundiahy… Jundiaí!”, que retrata através de arquivos, fotos, documentos e instalações interativas, a História de Jundiaí ao longo dos séculos.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Além disso, os visitantes podem aproveitar os jardins do Solar, com espaços de descanso junto à natureza e instalações dos programas Cidade das Crianças e Pé de Infância da Rede Urban95, como a casa na árvore, brinquedos de madeira e placas com QR codes com o canto dos pássaros que também frequentam o local.

[tdj-leia-tambem]