Livro traz crônicas sensíveis sobre a guerra da Ucrânia.
Obra traz crônicas com um olhar sensível de uma moradora do país (Foto: Divulgação)

A jundiaiense Paula Pereira, que é jornalista e mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp, irá lançar seu livro “Era pra ser um ano sabático” – Crônicas de uma brasileira na Ucrânia, no dia 7 de dezembro, às 17h, na Livraria Leitura do Maxi Shopping. 

A obra traz um relato íntimo e corajoso de Paula, que encontrou um novo lar para chamar de seu em Odessa, na Ucrânia, antes da guerra em fevereiro de 2022. E para a autora, o livro atrai leitores interessados em relatos de guerra e experiências pessoais marcadas por tensão e superação.

“O lançamento do livro, na Livraria Leitura do Maxi Shopping, é um lugar simbólico pra mim. Durante o começo do meu relacionamento com Sergei, há dez anos, eu estava trabalhando como vendedora na loja”, revela a escritora, destacando sua felicidade em encontrar pessoas que acompanharam sua história e que têm interesse em saber mais sobre a vida no país.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos 

 Paula se mudou para a Ucrânia em 2020 e, com o apoio de seu marido Sergei, começou a escrever crônicas para um um blog pessoal. “Acho que escrever é muito terapêutico, mas é também uma forma de conectar mais pessoas: a gente compartilha, mas também aprende”, completa.

Ela revela que, durante a pandemia, as crônicas tinham uma temática diferente daquelas escritas durante a guerra. “No começo, apesar dos meus desafios com a ansiedade, eu descrevia algumas situações engraçadas e inusitadas, típicas de quem se muda para um novo país e precisa aprender um novo idioma e a se relacionar com outras pessoas”, afirma.

A ida até o país de seu marido foi a partir de uma proposta de emprego que ele recebeu. “Fomos lá devido à uma proposta de emprego que ele recebeu. Aquele era pra ser o meu “ano sabático”, eu conheceria melhor a cultura do seu país, estreitaria os laços com sua família e depois retornaríamos ao Brasil, onde sempre fizemos planos de viver a longo prazo. Porém, o primeiro ano acabou sendo tão bom que resolvemos ficar mais um, e antes que pudéssemos concluir o segundo ano, a guerra começou e, devido à lei marcial, meu esposo ficou impossibilitado de sair do país”, recorda, dando ênfase no nome que seria de seu futuro livro.

Vista do Porto da cidade de Odessa, na Ucrânia (Foto: Arquivo pessoal)

[tdj-leia-tambem]

Paula conta que a ideia de reunir as crônicas e transformar em um livro surgiu durante a guerra e que recebeu apoio de amigos e familiares para essa jornada. 

“Acho que estamos tão acostumados a acompanhar friamente os noticiários sobre a guerra, que nos esquecemos de ter um olhar mais sensível sobre as diversas formas de como a guerra impacta a vida dos cidadãos e seus planos. Meu livro é uma tentativa de mostrar, ainda que pelos meus relatos pessoais, como a guerra muda nossa forma de pensar e o quanto ela exige de nós uma resiliência muito grande para encarar suas consequências quando nos sentimos tão impotentes para dar qualquer fim a ela”, diz.

A autora destaca que “viver na Ucrânia foi uma experiência incrível, mas foi também onde vivi momentos em que achei que seria o fim”. A guerra ainda continua e Paula destaca que seu maior aprendizado é sobre a importância das relações e do dever como sociedade.

Resultado de um ataque de míssil em julho de 2023 (Foto: Arquivo pessoal)

Confira mais registros feitos por Paula:

Sinopse do livro ‘Era pra ser um ano sabático’, de Paula Pereira

O livro traz uma linguagem envolvente e sensível voltada para o público feminino adulto.

“Era pra ser um ano sabático” é um relato íntimo e corajoso de Paula Pereira, uma brasileira que encontrou seu novo lar em Odessa, na Ucrânia, antes da investida russa contra o país em fevereiro de 2022. Escrito com a sinceridade de quem enfrenta os dias com uma ansiedade palpável, cada crônica é um fragmento de uma jornada marcada tanto pela beleza quanto pela brutalidade. Os textos transitam entre os momentos de ternura compartilhados com seu marido Sergei e a luta para manter a normalidade em meio ao caos. Uma obra que cativa, comove e inspira, oferecendo uma perspectiva única sobre o amor, a guerra e a incessante busca por paz e significado em meio ao turbilhão da vida.

O livro estará disponível em livrarias de todo o Brasil, pela Editora Labrador, e também no formato digital pela Amazon. E caso o leitor queira acompanhar mais sobre as experiências da Paula Pereira, acesse o blog “Vida em Prosa”.