Foto de Marte captada pela Nasa
Foto: Reprodução/ Nasa

Nesta semana acontece um fenômeno astronômico, onde Marte estará bem mais próximo da Terra. Na noite desta terça-feira (6) pode ser possível observar o planeta vermelho a olho nu, no ponto mais alto do céu, aproximadamente às 00h05. Com sorte, Jupiter e Saturno também podem ser vistos daqui, mais próximo do horizonte.

A maior distância já registrada do planeta em comparação à Terra foi de 401 milhões de quilômetros e, nesta semana, Marte estará a menos de 62,1 milhões de quilômetros do nosso planeta, ou seja, uma distância bem menor.

Este fenômeno, chamado de oposição, acontece a cada dois anos ou mais. Ele acontece quando a Terra está mais distante e Marte mais próximo do Sol, assim os planetas estariam separados por 54,6 quilômetros, no mínimo.

[tdj-leia-tambem]

A maior aproximação que já foi registrada entre os dois planetas aconteceu no ano de 2003, com 55,7 milhões de quilômetros de distância entre Marte e a Terra. Em 2018, os planetas ficaram com 57,6 milhões de quilômetros de distância.

De acordo com os especialistas, esse fenômeno só deve acontecer novamente em 2035, e a distância mínima deve ser de 56,9 milhões de quilômetros.

As organizações espaciais costumam aproveitar esses casos para fazer viagens de exploração em Marte, pois o gasto com combustível é menor. Só este ano já aconteceram três expedições ao planeta vermelho: pelos Estados Unidos, Emirados Árabes e uma pela China.