Marcha Negra
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Durante todo o mês de novembro, Jundiaí promove uma ampla programação em celebração ao Mês da Consciência Negra, reforçando o compromisso do município com a valorização da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo.

Organizadas pela Prefeitura, em parceria com entidades da sociedade civil e diversos equipamentos públicos, as atividades unem educação, cultura e cidadania para estimular o diálogo e o respeito à diversidade étnico-racial.

Atividades culturais e educativas em toda a cidade

A programação inclui palestras, rodas de conversa e homenagens que acontecem em diferentes espaços de Jundiaí, como os CRAS Nordeste e Oeste, CCI Argos, CIEMPI e Etec Benedito Storani. Entre os temas abordados estão consciência racial e envelhecimento ativoracismo na escolamaternidade negra e identidade e representatividade da população negra.

No dia 20 de novembro, quando se celebra o Dia da Consciência Negra, a cidade recebe a tradicional Marcha da Consciência Negra, organizada pela sociedade civil, com caminhada pela Rua Barão de Jundiaí, um dos momentos mais simbólicos do mês.

O encerramento das atividades ocorre em 26 de novembro, no Paço Municipal, com uma homenagem a personalidades negras de Jundiaí que se destacam nas áreas de esporte, cultura e cidadania.

Reflexão e compromisso com a igualdade racial

Para a assessora de Políticas para Igualdade Racial, Andréa Pereira, novembro é um marco de reconhecimento e valorização da história do povo negro.

“É um período de conscientização e reconhecimento das lutas e conquistas da população negra. Mais do que celebrar, é um momento de refletir e reafirmar nosso compromisso com a promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo em todas as suas formas”, destaca Andréa.

A diretora do Núcleo de Articulação em Direitos Humanos, Kelsilene França, reforça o caráter transformador da programação.

“O Mês da Consciência Negra é uma oportunidade de reafirmar o compromisso coletivo com o respeito, a igualdade e a valorização da identidade do povo negro. As ações promovidas em Jundiaí buscam ampliar o diálogo e fortalecer políticas públicas que garantam a equidade racial e o reconhecimento da contribuição histórica da população negra na construção da nossa cidade”, afirma.

Miss Pérola Negra 2025 celebra a beleza e a representatividade

Um dos destaques do mês é o tradicional Concurso Miss Pérola Negra 2025, que valoriza a diversidade étnica e sociocultural do município. O evento, que exalta a cultura e a estética afro-brasileiras, acontece no dia 16 de novembro (domingo), às 19h, no Teatro Polytheama.

A final e coroação da Miss 2025 prometem emocionar o público, fortalecendo o empoderamento feminino e a representatividade da mulher negra.