
O Maxi Shopping Jundiaí intensifica a programação das férias de janeiro com uma atração inédita na cidade: o Museu das Ilusões, considerado o maior acervo de ilusão de ótica do mundo. A exposição abre ao público no dia 16 de janeiro, em curta temporada, ocupando um espaço de 1.000 m² no empreendimento.
Pensada como um passeio completo para o período de férias, a atração reúne mais de 90 experiências interativas que desafiam a percepção e surpreendem visitantes de todas as idades.
Experiências interativas e cenários surpreendentes
Entre os destaques do Museu das Ilusões estão a famosa Sala de Ames, também conhecida como Sala dos Gigantes, o Túnel Vórtex, além de ambientes como a Casa Invertida e as Cadeiras Confusas.
Os espaços instagramáveis garantem fotos e vídeos surpreendentes, enquanto painéis 3D, quadros cinéticos, jogos de espelhos, peças anamórficas e efeitos como a retenção de retina levam o cérebro a interpretar imagens que não correspondem à realidade, provocando a sensação constante de que nem tudo é exatamente como parece.
A exposição apresenta experiências divertidas que brincam com o cérebro e a razão, em um passeio ideal para toda a família. O estudo das ilusões de ótica traz um paradigma para a existência humana: o que pensamos que estamos vendo, muitas vezes, não é verdade.
“A experiência que une entretenimento, ciência e interatividade é uma oportunidade única para as famílias vivenciarem momentos memoráveis juntos, especialmente nesse período de férias”, destaca a gerente de marketing do Maxi Shopping, Sílvia Helena Orenga Sandoval.
Ciência, diversão e reconhecimento internacional
O Museu das Ilusões reúne uma grande variedade de efeitos visuais, como dezenas de quadros cinéticos, que parecem se mexer provocados por micro movimentos oculares, painéis 3D que colocam o visitante dentro da cena, além de jogos de espelhos e outras experiências imersivas.
Segundo Paulo Zimmermann, diretor executivo do Museu das Ilusões, a proposta é incentivar a cultura e a ciência de forma lúdica e acessível em todo o país. “É uma atividade para todas as idades, que permite a interação de várias gerações, dos avôs aos netinhos, permitindo que todos se divirtam juntos”, reforça.
A atração foi uma das revelações do Prêmio Mauricio de Sousa em 2023, considerado o “Oscar do Entretenimento do Brasil”. O projeto recebeu Prata em Inovação, em premiação realizada em Orlando (EUA), promovida pela ADIBRA– Associação Brasileira de Parques e Atrações.
Sucesso no Brasil e maior acervo do mundo
Inspirado nos principais museus de ciência e ilusão de ótica da Europa e dos Estados Unidos, o Museu das Ilusões brasileiro foi inaugurado em 2019 e se tornou o maior acervo do mundo nesse segmento.
O espaço reúne peças clássicas conhecidas internacionalmente e obras criadas especialmente para o museu por artistas brasileiros, tornando o acervo único.
Itinerante, o Museu das Ilusões já passou por cerca de 30 cidades brasileiras, como Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Luís do Maranhão, Manaus, Recife e São Paulo, onde é sucesso desde 2020.
Serviço
- Local: Maxi Shopping Jundiaí – Piso 1, Entrada da Lua
- Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanan, 6000 – Vila Rio Branco, Jundiaí (SP)
- Quando: a partir de 16 de janeiro
- Horários:
- Terça a sábado: das 10h às 22h (entrada até 21h)
- Domingos: das 12h às 20h (entrada até 19h)
- Nas férias de janeiro: funcionamento de segunda a domingo
- Ingressos:
- Inteira: R$ 90
- Meia-entrada: R$ 45
- Valores promocionais para grupos e famílias (a partir de 3 pessoas)
- Vendas: na bilheteria e online em www.museudasilusoes.com.br
- Informações para grupos e escolas: (11) 99799-2881
- Instagram: @museudasilusoes