Museu Solar do Barão recebe exposição da cultura alagoana neste sábado (19)

O Museu Histórico e Cultural Solar do Barão recebe neste sábado (19), a partir das 10h, a sua nova exposição: ‘Alagoas: linguagens, artes e cores’, a mostra inédita estreia em Jundiaí. 

Ao todo, ficarão expostas mais de 100 obras de artistas de todo o Estado, com esculturas em madeira, fotografias, acervo de cultura popular, além de homenagens a figuras alagoanas ilustres, como Aurélio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos e Nise da Silveira. 

A mostra ainda contará com ambientes destinados à cultura Zumbi e quilombola e à cultura de quatro etnias indígenas do Estado e intervenções artísticas, como apresentações musicais. A exposição segue com visitação gratuita até 24 de novembro. 

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, explica que a exposição marca diversas estreias. “Jundiaí será não somente o primeiro Município por onde a exposição irá passar, mas também o lançamento do ‘Sururu Music’, ritmo musical que leva o nome de um dos pratos típicos alagoanos e que contará com uma apresentação no dia da abertura da mostra”, detalha. 

Além da estreia, a mostra fará parte da agenda cultural de Jundiaí com outros eventos, como o Domingo no Parque de 3 de novembro e o Festival de Curtas entre os dias 8 e 10 de novembro. 

Foto: Divulgação

Mais novidades

A abertura da exposição marca também a estreia das novas estantes expositivas do Museu e a abertura de novas salas expositivas, em ambientes até então restritos ao acesso dos visitantes.

Os jardins do Solar também terão novidades, como a casa na árvore com parede de escalada e uma ponte e o início das instalações de totens suspensos com as fotos e informações sobre dezenas de pássaros que, ao longo do ano, frequentam os jardins. Junto às instalações de cada figura haverá um QR code, que, lido por meio de smartphones, reproduz o canto do respectivo pássaro.

[tdj-leia-tambem]

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro, e fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Os jardins permanecem abertos inclusive às segundas-feiras, também das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.