Quatro pessoas estão ao redor de uma câmara com livros de capa dura azul
Exposição segue até o dia 30 de novembro. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

A ZumbiTECA, evento que ocorre todo ano na Biblioteca Nelson Foot de Jundiaí em referência ao Dia da Consciência Negra, começa na próxima quinta-feira (21), às 19h30. Neste ano, o personagem homenageado é o autor brasileiro Machado de Assis, que durante toda a sua história foi considerado branco.

Segundo Camila Fernandes de Freitas Rosalem, diretora do Departamento de Fomento à Leitura e Literatura, da Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura de Jundiaí, a campanha sobre a negritude machadiana tem sido muito discutida, por isso, a escolha do tema.

Durante a abertura do evento, os visitantes poderão aproveitar um sarau lítero-musical com a participação do músico Fredy Fevereiro e do Coral 28 de Setembro. Convidados também vão apresentar danças, narrações de histórias e declamações.  A professora de inglês da rede municipal Audrey Ludmilla, mestre em estudos literários pela UFSCAR e doutoranda pela mesma universidade, fecha as atividades com explicações sobre a Negritude Machadiana, tema o qual tem estudado.

A exposição é gratuita e segue até o dia 30 de novembro.

[tdj-leia-tambem]