
Em homenagem ao Ano Cultural Brasil-França 2025, a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) preparou um concerto temático que promete emocionar o público no próximo sábado (31), a partir das 20h, no Teatro Polytheama. O programa destaca obras de renomados compositores franceses e brasileiros, celebrando as conexões culturais entre os dois países.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
Programação especial com Debussy, Ravel e Tom Jobim
Sob a direção artística da maestrina Claudia Feres, a OMJ apresentará um repertório que inclui peças de Claude Debussy (1862 – 1918) e Maurice Ravel (1875 – 1937) — este último homenageado pelos 150 anos de seu nascimento. Representando o Brasil, o icônico Tom Jobim (1927 – 1994) terá diversas de suas composições interpretadas.
“Definido pelos presidentes Lula e Macron, o Ano Cultural Brasil-França celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países e fortalece a cooperação cultural bilateral. A OMJ também festeja essa relação, conectando a música do período impressionista francês com suas influências sobre a música do nosso ‘Antônio Brasileiro’”, destacou Claudia Feres.
Participações especiais enriquecem o espetáculo
O concerto contará com participações especiais dos músicos convidados Liuba Klevtsova (harpa), Filipe Castro (flauta) e Leirson Maciel (clarineta). A noite se inicia com ‘Clair de Lune’, da Suite Bergamasque de Debussy, em arranjo de Merle Isaac, seguida de ‘Dances Sacras e Profanas’, com solo de harpa de Liuba Klevtsova.
Na sequência, a OMJ executará ‘Introduction et allegro pour harpe, flûte, clarinette et quatuor à cordes’, de Ravel, contando com a participação dos três músicos convidados como solistas. “De Debussy e Ravel, as escalas modais, ostinatos e melodias etéreas trarão a sensação de sonhos e fantasias, reforçadas pela presença da harpa, nas mãos de Liuba, colaboradora já há várias temporadas. Também contribuirão para o concerto Filipe e Leirson, que, primeiros instrumentistas, respectivamente, de flauta e clarinete na Orquestra durante a última temporada”, explicou a regente.
Tributo a Tom Jobim com arranjos inéditos
O repertório brasileiro inclui as peças ‘O Homem’, ‘Jardim Abandonado’, ‘Valsa Sentimental’ e ‘Saudades do Brasil’, além de ‘Tributo ao Tom’. Todas foram arranjadas e presenteadas à OMJ por Marcos Scheffel, chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra, em homenagem ao maestro e compositor carioca.
“Já do lado brasileiro, Tom Jobim foi escolhido por seu repertório de músicas que não foram escritas para serem cantadas, mas sim para piano ou grupos instrumentais, muitas vezes com elementos de influência dos impressionistas franceses”, completou Claudia Feres.
[tdj-leia-tambem]
Ingressos gratuitos e ensaio aberto ao público
A entrada para o concerto é gratuita, com a possibilidade de retirada de até dois ingressos por pessoa, a partir das 10h30 da sexta-feira (30), pela plataforma Sympla, nas bilheterias ou totens eletrônicos do Teatro Polytheama e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro.
Além do concerto, a OMJ abre ao público o ensaio geral na sexta-feira (30), das 14h às 15h30. Assim como os ensaios de toda a temporada 2025, a atividade será realizada no Teatro Polytheama, com entrada gratuita e por ordem de chegada.
O Teatro Polytheama está localizado na Rua Barão de Jundiaí, 176, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2472.