
A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) sobe ao palco do Teatro Polytheama no sábado (23), às 20h, para mais um concerto da Temporada 2025. A apresentação terá participação especial do violista brasileiro Estevan Reis, atualmente assistente principal na Orchestre Opéra National de Montpellier, na França.
Protagonismo da viola
O programa desta edição valoriza a sonoridade da viola, instrumento muitas vezes confundido com o violino. Para a diretora artística e regente titular da OSMJ, Claudia Feres, o concerto também celebra o talento de músicos brasileiros que brilham no exterior.
“Sabendo da vinda do violista Estevan Reis para o Brasil, aproveitei para convidá-lo para esse concerto, dando bastante destaque à viola, instrumento muitas vezes confundido com o violino pelo público em geral. Também esse convite procura mostrar um pouco como temos talentos brasileiros brilhando nas salas de concerto pelo mundo”, afirmou.
Obras em destaque
Entre as peças escolhidas, o público poderá apreciar:
- Concerto Grosso para Orquestra de Cordas, de Ralph Vaughan Williams, composto em 1950.
- “Fantasie” para viola e orquestra Op. 94, de Johann Nepomuk Hummel, selecionada pelo solista convidado, que mescla leveza e intensidade dramática.
- “Dezviolada”, do brasileiro Ernani Aguiar, e “Strata”, de Michael Biancardi, ambas escritas para grupos de violas.
- “A Downland Suite”, de John Ireland, originalmente para metais e depois transcrita para cordas.
Trajetória de Estevan Reis
Nascido no Brasil, Estevan Reis construiu carreira internacional estudando na França e na Dinamarca, sob orientação de Marie Christine Witterkoer e Rafael Altino. Já integrou formações como a Orquestra Petrobras Sinfônica e o Quarteto Radamés Gnattali, além de temporadas na Orquestra Palau de les Arts, em Valência (Espanha). Desde 2018, ocupa o posto de assistente principal na Ópera Nacional de Montpellier.
Sua versatilidade também o levou a colaborar com ícones da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Carlinhos Brown e Ivan Lins.

Ingressos gratuitos e ensaio aberto
A entrada para o concerto é gratuita, com retirada de até dois ingressos por pessoa a partir das 10h30 de sexta-feira (22), pelo Sympla, nas bilheterias ou totens do Teatro Polytheama e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro.
O público também poderá acompanhar o ensaio geral aberto, na sexta-feira (22), das 14h às 15h30, no Teatro Polytheama. A entrada é livre, por ordem de chegada.
O Teatro Polytheama fica na Rua Barão de Jundiaí, 176, no Centro. Informações: (11) 4586-2472.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		