Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

O policial militar, Flávio Gonçalves, escreveu um livro autoral com um compilado de textos que postou nas redes sociais após a morte de sua noiva, há cerca de um ano atrás.

Jéssica Victor Guedes passou mal a caminho da igreja para o próprio casamento, em São Paulo. Então, em setembro de 2019, foi constatada sua morte cerebral. A noiva estava grávida de seis meses, mas os médicos conseguiram salvar a criança, uma menina que nasceu prematura, pesando um quilo e com 34 centímetros.

Na época, Flávio gravou um vídeo em homenagem à noiva, cantando para a filha Sophia uma música que Jéssica escolheu para o casamento. Além disso, um ano depois do nascimento da filha do casal, Flávio e Sophia se mudaram para o interior, realizando um sonho de Jéssica.

Flávio com a filha Sophia
Flávio com a filha Sophia — Foto: Arquivo Pessoal

Flávio começou a postar textos no Instagram desde a morte da companheira. De acordo com ele, as palavras na redes social servia para ele e para parentes e amigos como um tipo de conforto.

“Fiquei muito tempo com a Sophia na UTI e não podíamos receber visitas. Então, os textos passaram a ser uma forma de diário para tranquilizar minha família e meus amigos. Eu falava sobre como estavam sendo os dias no hospital e como a minha filha estava evoluindo”, conta.
Com o tempo, os textos começaram a fazer sucesso e muitas pessoas começaram a acompanhar as vidas de pai e filha pela rede social. Flávio conta que começou a receber diversos comentários de pessoas que o diziam para publicar um livro, porquê seus textos confortavam as pessoas. “Pensei que poderia ajudar outras pessoas que passaram por alguma perda, assim como eu passei”, diz.

‘Sophia e Eu’

O livro de Flávio levou oito meses para ficar pronto. O tenente cursava Letras pela Universidade de São Paulo (USP), mas precisou sair do curso quando entrou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Ele conta que ficou feliz com o resultado e que espera tocar muitas pessoas com seu livro.

“Ele foi escrito pra falar com as mães, com os pais, e com pessoas que sofreram perdas. Eu, durante todo esse tempo, me coloquei muito no lugar das mães, no universo feminino e aprendi muito com isso. Quero mostrar pras pessoas que há um motivo pra seguir em frente”, diz.

O lançamento de “Sophia e Eu” deve acontecer na semana do dia 23 de novembro. A data foi escolhida em homenagem ao “Mês da Prematuridade”, de acordo com Flávio. Além disso, o tenente conta que a venda dos livros será revertida à ONG Prematuridade.com.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.