Saguão em Jundiaí, preparado para o Dia da Consciência Negra
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí, preparou uma programação especial para o Dia da Consciência Negra, que acontecerá ao longo desta semana no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro. Com atividades gratuitas e diversas, a programação vai de intervenções artísticas a debates, exposições, apresentações de música e dança, e até a abertura da 8ª edição da ZumbiTECA.

Programação completa para o Dia da Consciência Negra

A programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra terá início nesta quarta-feira (20) e se estenderá até domingo (24). Além das atrações próprias, algumas atividades também fazem parte da 5ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ), cujo tema é “Narrativas que Conectam”.

Quarta-feira (20): feriado nacional da Consciência Negra

A partir das 14h, as atividades seguem na Sala Glória Rocha com apresentações de dança, reunindo grupos diversos da cidade. Entre as atrações confirmadas estão os alunos da Pracinha da Cultura do Vista Alegre, sob a orientação da professora Ambrosia Dualc, além de apresentações do grupo da Premiere Escola de Dança, do grupo de professores Andressa Rondon e Priscila Sorria, e do União Samba Rock. Os interessados podem retirar ingressos gratuitos na bilheteria e pela internet.

No mesmo período, o saguão do Centro das Artes será palco de diversas intervenções musicais e artísticas, com a seguinte programação:

  • 14h30: 183 Record (RAP)
  • 15h: DJ Lensly
  • 16h: Quintal do Nego (Samba e Pagode)
  • 17h30: DJ Xandon
  • 17h30: Desfile Itam Irum
  • 18h: Aulão de Charme e Passinho com Luciano Sant’Anna
  • 18h45: DJ Xandon

Além dessas atrações, o Centro das Artes e a área ao redor da rua Barão de Jundiaí contarão com atividades como brincadeiras mediadas para o público infantojuvenil, intervenções artísticas, praça de alimentação, artesanato e a venda de livros de autores jundiaienses.

Show musical “Além do Lá”
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Sexta-feira (22): fórum e show musical

Na sexta-feira, as atividades em prol do dia da Consciência Negra começam às 14h com o Fórum da Rota Afro Turística, que será realizado na Sala Josette Feres. O evento contará com o lançamento da identidade visual da Rota Afro e uma palestra sobre afroturismo, abrangendo desde as perspectivas municipais até as internacionais.

O encontro é voltado para profissionais da área e interessados na criação de roteiros turísticos, com apoio do Conselho de Turismo de São Paulo. As inscrições podem ser feitas online.

Às 19h30, a Sala Glória Rocha receberá a banda Aláfia, que celebrará seus dez anos de carreira com o show “Além do Lá”. A apresentação contará com canções de seu quinto disco, explorando temas como amor, dor, família e luta, tudo sob a influência da literatura de Ifá.

No saguão, o público infantojuvenil também poderá participar de brincadeiras mediadas, das 14h às 17h, e assistir a uma intervenção artística com o grupo Coco das Águas Doces às 17h. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line.

Domingo (24): abertura da 8ª ZumbiTECA

O encerramento das atividades ocorrerá no domingo, 24, com a abertura da 8ª ZumbiTECA, que acontecerá às 12h30 na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. Com o tema “Reflexões e Jornada: O Empoderamento Negro Através da Arte, da Leitura e da Literatura”, a ZumbiTECA começará com um sarau no Saguão do Centro das Artes.

Durante a cerimônia, será feita uma homenagem a Olga de Brito, artista patrona da Galeria de Exposições do Centro. Além disso, serão exibidas as instalações da ZumbiTECA, destacando a importância da cultura negra na literatura e na arte.

8ª ZumbiTECA
Foto: Prefeitura de Jundiaí

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos

Localização e informações

As atividades para o dia da Consciência Negra ocorrerão no Centro das Artes, localizado na Rua Barão de Jundiaí, 1093, no Centro de Jundiaí. A programação completa pode ser conferida na Agenda Cultural. A entrada para todas as atividades é gratuita, com ingressos disponíveis na bilheteira do local e também pela internet.

Não perca a chance de participar desta celebração em homenagem ao Dia da Consciência Negra!

[tdj-leia-tambem]