Jundiaí: 'Mobilidade Saudável e Lazer' terá segunda edição neste domingo (24)

A segunda edição do Programa Mobilidade Saudável e Lazer, iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, já tem dia e local. No próximo domingo (24), a ação irá interditar parcialmente as vias que envolvem o trecho da Vila Arens ao Centro. Assim, a população poderá caminhar, andar de bicicleta, skate, patins e se divertir com os familiares e seus pets. O percurso ligará a Fábrica das Infâncias Japy até o Espaço Expressa.

Com a integração das unidades de gestão de mobilidade e lazer, o programa teve a primeira edição na avenida Nove de Julho, em agosto. Agora, a ideia é realizar o Mobilidade Saudável e Lazer de maneira itinerante para contemplar todas as regiões de Jundiaí. 

“A partir da missão que nos foi dada de fomentar o esporte e lazer em Jundiaí, como diretriz do plano de governo, a iniciativa vem ao encontro deste propósito por contribuir para o convívio e aprática de atividade física, contribuindo para a melhora da qualidade de vida”, afirma o gestor de Esporte e Lazer, Luís Cláudio Tarallo.

“A ação vai proporcionar aos participantes um espaço seguro para Mobilidade Saudável e Lazer, ao ar livre. O governo do prefeito Luiz Fernando Machado tem como uma das diretrizes promover o convívio das pessoas, com qualidade e momentos agradáveis”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

A ação também integra a programação da Semana Nacional do Trânsito. Desde o dia 18 até o dia 25 de setembro, tem palestras, blitz educativas, entre outras atividades por Jundiaí.

Interdições e desvio

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Das 7h às 13h, a interdição será da rua Lacerda Franco, cruzando a rua Barão do Rio Branco, passando pela rua XV de Novembro, onde haverá a ocupação de uma faixa à direta para sinalização de ciclofaixa operacional. Essa ocupação irá até a rua Aristeu Dagnone, entrando à direta, até a Avenida União dos Ferroviários. Todo esse trajeto terá interdição de faixas apenas da direita. Assim, as outras faixas permanecerão abertas para o trânsito de veículos, ou seja, utilizadas de forma compartilhada.

O estacionamento dos veículos na rua XV de Novembro, lado direito, estará proibido para a instalação da ciclofaixa operacional. Na ocasião, operadores de trânsito auxiliarão os ciclistas, sob o monitoramento de agentes de Trânsito. 

A União dos Ferroviários será interditada somente no sentido Paço Municipal, da rua Aristeu Dagnone, onde terminará a ciclofaixa operacional vinda da rua Lacerda Franco, pela rua XV de Novembro, até a rua Doutor Almeida, em um percurso de aproximadamente 2,5 quilômetros.

Os condutores que se utilizariam da Avenida União dos Ferroviários terá como alternativa a Rua XV de Novembro, desde a Rua Barão do Rio Branco, até a Rua Dr. Almeida, onde poderão retornar à União dos Ferroviários.

[tdj-leia-tambem]