Casal compartilhando computador
Foto: Freepik

A data favorita de muitos consumidores finalmente chegou! Este ano, a Black Friday acontece no dia 27 de novembro e especialistas dão dicas de como se proteger de golpes durante as compras online.

A Black Friday existe em vários países pelo mundo e acontece na última sexta-feira de novembro de todo ano. Neste evento, as lojas, em sua maioria de tecnologia, oferecem ofertas especiais e muitas promoções. Essa é a chance que muitas pessoas aguardam para comprar o celular dos sonhos, ou trocar o computador por um novo.

No entanto, junto com os benefícios da Black Friday, também existem as pessoas que usam a data para aplicar golpes nas compras online. Este ano os danos devem ser maiores, já que o comércio online aumentou tanto por causa da pandemia do novo coronavírus.

Confira algumas dicas de especialistas para não ter problemas com sua compra.

Pesquise antes

O primeiro ponto a seguir para não cair nos golpes das lojas online é pesquisar e comparar o preço dos produtos antes do dia 27 de novembro. Assim, você evita cair na tentação da “super promoção milagrosa” e poderá analisar se o preço está realmente menor, ou se dobraram o valor e depois voltaram para o mesmo preço na Black Friday, por exemplo.

Lei de Proteção de Dados

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) começou a valer em 2020 e prevê a proteção integral dos dados pessoais de todo cidadão que esteja no Brasil.

De acordo com o advogado Lucas Vieira, “o site precisa ter um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e contratos quem e como esses dados são armazenados e utilizados.”

Confiabilidade do site

Também é muito importante conhecer e se informar se as promoções dos anúncios são realmente do site oficial da marca. Especialistas alertam para confiar nas promoções no site oficial, e não nas redes sociais, porque há a possibilidade de ser golpe.

“Podem querer coletar seus dados pessoas ou do cartão de crédito. E aí depois o estrago é grande”, comenta o advogado especialista em direito do consumidos, Paulo Holtz.

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Mas, não acredite em todos os sites que ver. Com a migração crescente dos negócios para o ambiente digital, foi constatado um aumento no número de golpes em sites e e-commerces falsos. Holtz sugere que, para se certificar de que o site é seguro, o consumidor verifique se a página tem um certificado digital SSL (geralmente no rodapé do site).

“Ele identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do visitante e o servidor no qual o site está hospedado”, explica.

Pesquisar a reputação do site em locais como Procon, Buscapé ou ReclameAqui também é um exemplo de como se proteger de golpes.

Acompanhe os perfis oficiais nas redes sociais

Seguir os perfis oficiais das lojas grandes nas redes sociais também são uma alternativa. Ali, as promoções reais e link seguros para fazer a compra serão encontrados com maior facilidade.

“Certifique-se de que você está seguindo as páginas oficiais. Elas têm um selo de verificação. Dessa maneira, você não só garante acesso rápido às ofertas divulgadas nas redes, como mantém um primeiro bloqueio contra criminosos que costumam criar perfis falsos no Facebook ou no Instagram para enganar vítimas na Black Friday.”

Antivírus e plugins

Segundo o site Cuponomia, fazer o download de antivírus é essencial para evitar golpes e promoções em sites falsos. Além disso, também é possível instalar plugins que avisam o usuário se a promoção do site é real ou se o preço do item subiu, entre outros truques.

A boa proteção no aparelho celular ou computador é muito importante para conseguir fazer as compras de forma segura e ainda economizar.

Outra forma de evitar cair em golpes é bloqueando os números que enviam link promocionais no WhatsApp.

Usar o cartão de crédito

Ao fazer compras online, opte por cartão de crédito como forma de pagamento, ao invés de boletos ou depósitos. Assim, no caso de haver alguma fraude com a sua compra, você pode usar o cartão para contestar a despesa e conseguir seu dinheiro de volta.

Garantia de recebimento

Uma das maiores reclamações em compras online de alguns sites é quando a pessoa comprou o produto pela internet, pagou, mas ele nunca chegou. Neste tipo de golpe, a loja falsa bloqueia todo o tipo de contato com o consumidor depois de receber o pagamento, e assim não é possível contatá-lo novamente para recuperar o dinheiro.

Para que isso não aconteça, é importante seguir os passos anteriores de comprar em lojas confiáveis, pesquisar reclamações anteriores e verificar se o site é oficial.

“Além disso, é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca.  Caso se sinta lesado, todas as compras, sejam em loja física ou virtual são regidas pelo código de defesa do consumidor”, explica o advogado, Lucas Vieira.

 

Com informações do R7.com.