Heloísa Fernandes – piano e Toninho Carrasqueira – flauta, se apresentam na Sala Glória Rocha
Foto: Divulgação/Paulo Rapoport

No dia 1º de setembro, às 20 horas, a Sala Glória Rocha, em Jundiaí, será o palco de uma celebração da música instrumental brasileira. Heloísa Fernandes (piano) e Toninho Carrasqueira (flauta) unem seus talentos no espetáculo “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros”, homenageando à riqueza da música brasileira e explorando suas nuances com um toque de lirismo e sofisticação.

Fernandes e Carrasqueira não apenas apresentam composições próprias na Sala Glória Rocha, mas também trazem interpretações inéditas de obras de grandes mestres da música brasileira. Entre os compositores homenageados estão Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Moacir Santos, Dominguinhos, Egberto Gismonti, Mauricio Carrilho, Guinga, Radamés Gnattali, Cristovão Bastos, João Dias Carrasqueira e Elpídio dos Santos.

O público também será transportado para uma imersão cultural, encantando-se não apenas com a música, mas também com as histórias e “causos” sobre os compositores e curiosidades da época.

Além disso, o show na Sala Glória Rocha destaca a rica tradição timbrística do duo piano e flauta, uma formação que remonta aos primórdios da música instrumental brasileira, como evidenciado nas gravações de Pattápio Silva e Luiz Amábile. Ícones como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado e Pixinguinha solidificaram essa combinação como uma das mais expressivas da cultura musical do país.

Heloísa Fernandes – piano e Toninho Carrasqueira – flauta
Foto: Divulgação/Paulo Rapoport

Sobre Heloísa Fernandes

A pianista e compositora Heloísa Fernandes é descrita pela crítica como “lírica e luminosa, além de categorizações’’ (Tim Page, The Post and Courier, Charleston, USA). Finalista do Prêmio Visa de Música Brasileira, Fernandes já se apresentou em eventos renomados como o Spoleto Jazz Festival, nos Estados Unidos, e em turnês de piano solo.

Com uma carreira marcada por colaborações com músicos como Naná Vasconcelos e Zeca Assumpção, seu primeiro álbum, “Fruto”, foi aclamado internacionalmente. No álbum “Candeias”, Fernandes explorou as melodias e ritmos nacionais registrados por Mário de Andrade. Seu terceiro trabalho, “Faces”, gravado em Chicago e lançado em 2018, traz novas composições e improvisos que consolidam seu estilo único.

Sobre Toninho Carrasqueira

Com uma carreira de destaque e vários CDs premiados, Toninho Carrasqueira é um artista que transita com maestria entre o erudito e o popular. Reconhecido internacionalmente por suas interpretações de Bach, Mozart, Villa-Lobos e Guarnieri, ele também se dedica à música popular brasileira, com gravações de obras de Pixinguinha, Callado e outros mestres. Como integrante do Quinteto Villa-Lobos, Carrasqueira gravou 14 CDs, dois DVDs e foi indicado ao Grammy.

Com uma extensa carreira internacional ao lado da pianista Maria José Carrasqueira, ele já se apresentou no Carnegie Hall, em Nova York, e colaborou com grandes nomes da música como Egberto Gismonti, Naylor Proveta e Marlui Miranda. Atualmente, é professor doutor livre docente pela USP e autor de um livro publicado pela Edusp.

Serviço na Sala Glória Rocha

  • Data e horário: 1 de setembro, às 20 horas
  • Local: Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro – Sala Glória Rocha – Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro – Jundiaí – SP
  • Entrada: Gratuita

[tdj-leia-tambem]