Sandra Setti
Foto: Studio Proma

Entre os dias 21 e 23 de agosto de 2025, o Salão de Arte chega à sua 24ª edição em um novo endereço: o Esporte Clube Pinheiros, na Av. Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. Reconhecido por conectar colecionadores, comerciantes, investidores e amantes das artes, o evento promete ser um ponto de encontro entre tradição e inovação no mercado cultural.

Organizado pela PROMA Feiras e com apoio do Visite São Paulo Convention Bureau, o Salão de Arte tem como propósito explorar novas possibilidades, aprofundar conhecimentos e gerar negócios, ao mesmo tempo em que incentiva a valorização de talentos já consagrados e artistas em ascensão.

Sandra Setti assina a curadoria

A edição deste ano ganha relevância especial com a curadoria da experiente e reconhecida Sandra Setti, profissional que também atua como mentora de artistas e desenvolvedora de projetos culturais.

Setti acumula trajetória marcante: foi administradora do Espaço Cultural do Hilton Hotel Morumbi, esteve à frente de inaugurações de relevância como o Espaço Cultural Vivo e o Centro do Conhecimento – Sustentabilidade Sebrae MT, além de exposições internacionais na Austrália, Suíça, Itália, Estados Unidos e Alemanha.

Formada em Direito, Sandra explica sua transição para o universo das artes:

“A arte sempre me fascinou. A maneira como os artistas veem o mundo e se expressam, muitas vezes de forma lúdica, surrealista e agressiva me encanta, pois cada um de nós tem sua visão. E felizes os que conseguem expressá-la pela arte.”

O que esperar do 24º Salão de Arte

Sobre a proposta do evento, Sandra resume. “Um encontro da beleza e da História. Ter a arte visual e a arte da ourivesaria dialogando juntas, contracenando com a História contida em cada peça de antiquariato, é um privilégio.”

Para os investidores, ela destaca diferenciais que tornam obras e antiguidades ativos estratégicos. “O valor destes ativos não seguem de forma direta as oscilações da bolsa de valores ou dos juros. Também não sofrem com a inflação. Mesmo em períodos de crise, funcionam como uma proteção contra a volatilidade.”

Foto: Studio Proma

Além disso, segundo a curadora, o mercado brasileiro vive um momento de ascensão. “Tenho visto e participado de eventos internacionais onde a arte brasileira encontra-se em franca aceitação. Aqui no Brasil, concentramos a maior parte destas operações, que cresceu 21% em 2023, alcançando a cifra de USD 580 milhões.”

Tendências e vanguarda

Para esta edição, Sandra acredita que a arte contemporânea de qualidade será o grande destaque, reunindo artistas consagrados e novos talentos. Ela também ressalta a influência da era digital:

“A era digital está alterando o processo criativo, sua visibilidade e sua circulação. O artista encontra, hoje, por meio de softwares de edição, IA, modelagem e apresentação em 3D e realidade virtual recursos antigamente inimagináveis.”

E completa: “Embora o conceito de vanguarda, hoje, seja diferente de sua concepção original do século XX, NFTs, performances, vídeos integrados às composições criadas com interatividade, intervenções diretas, incluindo meio ambiente e sustentabilidade, são algumas delas, na minha opinião.”

Na visão de Sandra, diversos fatores influenciam a percepção de valor de uma obra. “A reputação e reconhecimento do artista, seus representantes legais, a procedência, o ineditismo e a escassez no mercado influenciam. A obra deve ter valor estético, credibilidade, relevância cultural e validação do mercado.”

Serviço

  • Data: De 21 a 23 de agosto de 2025
  • Horário: Quinta e Sexta (21 e 22/08): das 14h às 20h | Sábado (23/08): das 12h às 18h
  • Local: Esporte Clube Pinheiros – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2378 – São Paulo/SP
  • Credenciamento: www.salaodearte.com.br

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]