
O Teatro Polytheama será palco, nesta sexta-feira (25), de duas apresentações gratuitas da São Paulo Companhia de Dança (SPCD), uma às 15h e outra às 20h. Os espetáculos contarão com abertura especial da Cia. Jovem de Dança, grupo municipal vinculado à Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
Abertura com talento jundiaiense
A companhia jundiaiense trará ao palco a coreografia ‘P.A.Q.U.I.T.A. – Passos Aleatórios Que Um Impulso Te Apresenta’, uma criação coletiva desenvolvida durante a pandemia. Inspirada na trilha do balé clássico Paquita, a obra propõe uma leitura contemporânea e experimental, valorizando a espontaneidade e o impulso criativo. O trabalho já rendeu ao grupo uma nomeação ao Prêmio APCA, na categoria ‘Criação’. A direção artística é de Alex Soares.
Programação da tarde: emoção e sensibilidade
Na apresentação das 15h, o público poderá conferir o espetáculo da SPCD com três coreografias. A primeira será ‘Alvorada’, de Yoshi Suzuki, que celebra os recomeços e a delicadeza das manhãs como metáforas para novas oportunidades.
Na sequência, a obra ‘A Morte do Cisne’, de Lars Van Cauwenbergh, traz uma interpretação inspirada no clássico de Michel Fokine. O encerramento da tarde fica por conta de ‘Casa Flutuante’, criação de Beatriz Hack, que investiga diferentes significados de “casa” e as transformações nas relações humanas.
Programação da noite: identidade e equilíbrio
Já na sessão das 20h, o espetáculo noturno repete ‘Alvorada’ e apresenta mais duas obras inéditas em relação à tarde. A primeira é ‘dos SANTOS’, estreia de Alex Soares na SPCD, que aborda a construção da identidade brasileira a partir de um dos sobrenomes mais populares do país.
Para finalizar a noite, ‘Ataraxia’, de George Céspedes, oferece uma reflexão sobre o equilíbrio emocional. Inspirada no conceito grego de ausência de perturbação, a obra propõe uma busca por serenidade mesmo em cenários de instabilidade. Importante: essa coreografia inclui efeitos estroboscópicos que podem impactar pessoas com sensibilidade à luz.
Ingressos gratuitos
Os ingressos podem ser retirados a partir das 10h30 desta quinta-feira (24) nos totens eletrônicos e bilheterias do Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (Rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro), ou pela internet, por meio da plataforma Sympla. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos.
[tdj-leia-tambem]
Realização e apoio
As apresentações são viabilizadas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com apoio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocínio do Itaú.
A programação completa pode ser consultada na Agenda Cultural.