Mulher de cabelos castanhos olha para a lateral em uma praia de areia clara, com mar e céu nublado ao fundo.
Mayana Neiva (Foto: Divulgação/Imagista Shot)

O Sesc Jundiaí encerra o mês de novembro com um fim de semana (28 a 30 de novembro) repleto de atividades dedicadas à cultura popular brasileira e à expressão criativa. A programação, totalmente gratuita, inclui oficinas, contações de histórias, intervenções literárias e dois shows na Área de Convivência, reunindo diferentes linguagens artísticas para todas as idades.

As atividades começam na sexta-feira (28), com a oficina Do Texto ao Verso, conduzida pela educadora musical Caroline Cristina. A proposta é promover uma imersão na escrita poética inspirada por ritmos tradicionais como samba de coco, repente e cavalo-marinho. A oficina aborda temáticas e estruturas métricas desses estilos, conectando-os ao rap e incentivando a criação de quadrinhas e sextilhas.

No sábado (29), a programação foca na criatividade manual, na cultura popular e no universo infantil. À tarde, na Biblioteca, a intervenção Avivar o axó: entre contos e encantos, da Cia. Quatro Ventos, promove uma ocupação literária que aproxima as infâncias da força criativa feminina e da relação com a natureza. Narrativas afro-brasileiras, indígenas e africanas conduzem o público aos valores e tradições ancestrais.

De forma simultânea, no Espaço de Tecnologias e Artes, a oficina Fax um Print, com Bruno Perê, convida o público a transformar desenhos em gravuras utilizando uma máquina de fax — um exercício que mistura humor e criatividade ao ressignificar objetos cotidianos. À noite, a Área de Convivência recebe o show FestERE convida Samba Pemba, encontro que celebra o livro, a música e a ancestralidade. Formado por artistas negros e afro-indígenas, o Coletivo FestERE dedica-se às infâncias, enquanto o grupo Samba Pemba traz a força do samba de raiz como expressão de memória e resistência.

O domingo (30) começa na Biblioteca com a contação de histórias A Mulher que Pariu o Peixe, apresentada por Patrícia Ashanti e Marcelo Lima. A atividade conduz o público às narrativas de Severa Rosa, que carregam o sabor de café, bolo de fubá, cheiro de chuva e colo de mãe. À tarde, o Espaço de Tecnologias e Artes recebe novamente Bruno Perê, desta vez para a oficina Pinball Bagatela, que ensina a montar um mini pinball utilizando materiais simples.

Programação completa: 28 a 30 de novembro

  • Oficina — Do Texto ao Verso, com Caroline Cristina
    28/11, sexta, 19h — Espaço de Tecnologias e Artes
    Grátis, com retirada de ingressos 1h antes; classificação: a partir de 10 anos.
  • Intervenção — Avivar o axó: entre contos e encantos, com Cia. Quatro Ventos
    29/11, sábado, 14h30 — Biblioteca
    Grátis; classificação: livre.
  • Oficina — Fax um Print, com Bruno Perê
    29/11, sábado, 14h30 — Espaço de Tecnologias e Artes
    Grátis, com retirada 1h antes; classificação: a partir de 6 anos acompanhado de adulto.
  • Show — FestERE convida Samba Pemba
    29/11, sábado, 17h30 — Área de Convivência
    Grátis; classificação: livre.
  • Contação de histórias — A Mulher que Pariu o Peixe, com Patrícia Ashanti e Marcelo Lima
    30/11, domingo, 11h — Biblioteca
    Grátis; classificação: livre.
  • Oficina — Pinball Bagatela, com Bruno Perê
    30/11, domingo, 14h30 — Espaço de Tecnologias e Artes
    Grátis, com retirada 1h antes; classificação: a partir de 7 anos acompanhado de adulto.
  • Show — “Tá Tudo Aqui Dentro”, com Mayana Neiva (Todo Domingo um Som)
    30/11, domingo, 17h30 — Área de Convivência
    Grátis; classificação: livre.

Encerrando a agenda musical do mês, o show “Tá Tudo Aqui Dentro”, com Mayana Neiva, celebra a potência da mulher nordestina com músicas autorais do primeiro álbum da artista — que inclui participações de Chico César e Mestrinho — além de releituras de clássicos do forró e outras referências da cultura popular.

O Sesc Jundiaí está localizado na Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico.