Crianças em meio às arvórres.
Florestas nas Escolas (Foto: Divulgação/ Sesc Jundiaí)

As mudanças climáticas já impactam a vida no planeta, e o Sesc Jundiaí lança o projeto “Ecos da Floresta: A Vida em Tempos de Emergências Climáticas”, de 18 a 23 de março, para promover reflexões e ações sustentáveis.

A programação gratuita inclui debates, oficinas, feira agroecológica e apresentações artísticas, incentivando a conservação ambiental e a ressignificação dos hábitos de consumo.

Clique aqui e confira a programação completa!

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3

Debates sobre sustentabilidade e justiça socioambiental

O evento traz especialistas para discutir soluções sustentáveis. A Mesa “Economia e Justiça Socioambiental”, com Miguel de Barros (sociólogo da Guiné-Bissau) e Luiz Marques (historiador da Unicamp), explora modelos econômicos mais justos. Já a Mesa “Florestas e a Vida no Planeta”, com o líder indígena Ailton Krenak, destaca a importância das florestas na sobrevivência humana.

Outros debates contarão com Beatriz Moraes Murer (Instituto Socioambiental – ISA), Tainá Sterdi (SOS Mata Atlântica), Hannah Arcuschin Machado (Instituto de Arquitetos do Brasil – IABsp) e Rodrigo Iacovini (Instituto Pólis), abordando desde o papel das redes ambientais até estratégias urbanas contra a crise climática. A mediação será de Gabriela Alves, do Instituto Perifa Sustentável, e todos os encontros terão acessibilidade em Libras.

Educação ambiental e engajamento comunitário

A iniciativa “Florestas nas Escolas” oferecerá uma aula aberta conduzida por Sheila Ceccon e o cacique guarani Mbyá Márcio Bogarim, debatendo o papel da educação no enfrentamento das mudanças climáticas. O curso subsequente, ministrado pelo coletivo Formigas de Embaúba, preparará educadores para projetos que envolvam sensibilização ambiental e plantio de miniflorestas em escolas.

Os Painéis do Clima reunirão representantes de organizações ambientais, enquanto a Feira Agroecológica e Agroflorestal promoverá troca de sementes crioulas e mudas, incentivando práticas sustentáveis.

[tdj-leia-tambem]

Arte, vivência e expressões culturais

A experiência “Florestania” integrará arte, ciência e educação para uma reflexão sensível sobre a relação entre humanos e ecossistemas. O encerramento ficará por conta do show “Quinto Elemento”, das artistas Katú Mirim e Maria Preta, que unem rap, synth pop e poesia para celebrar ancestralidade e resistência.

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico.