
Nesta quarta-feira (13), a rede social TikTok anunciou mudanças em suas configurações de privacidade para usuários menores de 18 anos. A partir de agora, por exemplo, as contas de usuários entre 13 e 15 anos ficaram padronizadas como privadas.
Assim, apenas quem o usuário aprovar como seguidor poderá assistir aos vídeos publicados. Até então, a configuração padrão era a pública e aberta para qualquer pessoas acessar aos conteúdos. Ainda assim, os usuários entre 13 e 15 anos podem alterar novamente a conta para a configuração pública, se quiserem.
De acordo com o TikTok, a idade mínima para ter acesso à plataforma é 13 anos. “À medida que os jovens começam sua jornada digital, acreditamos que é importante fornecer a eles configurações e controles de privacidade adequados à idade”, afirmou Tracy Elizabeth, líder global de política de segurança de menores do TikTok.
Para a rede social chinesa, essas novas configurações de privacidade devem promover uma “experiência mais segura” aos usuários.
Outras alterações
- Nos vídeos de criadores menores de 16 anos, os comentários foram restritos. Agora, o usuário pode escolher entre Amigos ou Ninguém para comentarem em seus vídeos. O aplicativo removeu a configuração de comentários “Todos“;
- Para os usuários que tenham entre 16 e 17 anos, as opções Dueto e Costurar padronizaram para apenas Amigos;
- Os downloads dos vídeos serão permitidos apenas de contas de usuários com 16 anos ou mais. Enquanto isso, outros usuários decidirão se querem permitir o download de seu conteúdo. Ainda assim, para os usuários que tenham entre 16 e 17 anos, a configuração padrão estará como “Desligado”, enquanto não decidirem ativar;
- A definição de “Sugira sua conta para outras pessoas” ficará como Desativado por padrão para usuários com idade entre 13 e 15 anos.