Criança indígena com pintura facial segura arco e flecha durante vivência cultural ao ar livre no Sesc Jundiaí.
'Jogos Guarani Mbya' apresentam tradições indígenas e fortalecem o brincar coletivo (Foto: Divulgação/Sesc Jundiaí)

A programação de fim de ano do Sesc Jundiaí coloca as crianças em contato direto com a cultura ancestral, valorizando o brincar coletivo, a diversidade cultural e as tradições que formam a identidade brasileira. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 28 de dezembro, em diferentes espaços da unidade.

Logo no início da programação, o público infantil é convidado a vivenciar práticas indígenas, africanas e danças tradicionais brasileiras, sempre com acompanhamento de educadores especializados e em ambientes ao ar livre, pensados para estimular o movimento, a imaginação e a convivência.

Jogos indígenas e cooperação coletiva

A vivência “Jogos Guarani Mbya” apresenta práticas ancestrais indígenas, como corrida de tora, arco e flecha e cabo de força. Conduzida por educadoras indígenas, a atividade estimula a cooperação, o espírito coletivo e celebra a diversidade cultural.

O encontro é gratuito e acontece no Gramado do Espaço de Brincar, no dia 18 de dezembro (quinta-feira), das 15h30 às 17h, com classificação indicativa de 7 a 12 anos, sempre acompanhados por uma pessoa adulta.

Tradições africanas e afro-brasileiras em foco

Já a vivência “Brincar D’África” convida as crianças a explorarem a imaginação e a musicalidade por meio de rodas de música, contação de histórias e oficinas criativas inspiradas nas tradições africanas e afro-brasileiras.

As atividades gratuitas acontecem no Paraciclo, em diversos dias, de 17 a 28 de dezembro, das 14h30 às 17h30, com horário especial no dia 26 de dezembro, das 15h às 17h30. A classificação indicativa é de 3 a 6 anos, acompanhados por pessoa adulta.

Danças tradicionais brasileiras para todas as idades

A programação também inclui a vivência “Ginga que Acontece – Danças Tradicionais Brasileiras”, um convite para viajar pelo Brasil por meio de ritmos como coco, frevo, maculelê e capoeira.

As sessões, com Josiane Dominoni e Aline Longui, são gratuitas e acontecem na Praça nos dias 20 e 21, 27 e 28 de dezembro, sempre das 15h30 às 17h30, com classificação indicativa a partir de 7 anos, acompanhados de pessoa adulta.

Funcionamento do Sesc Jundiaí no fim de ano

O Sesc Jundiaí está localizado na Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600, ao lado do Jardim Botânico. A unidade estará fechada nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, retomando as atividades nos dias 26, 27 e 28 de dezembro.