Letreiro com o escrito "disponível" no Complexo Fepasa
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Quem passou pelos prédios do Complexo Fepasa, em Jundiaí, nos últimos dias, ficou curioso com uma nova instalação artística no local: um letreiro branco, gigante, com a palavra “DISPONÍVEL”.

Essa instalação é obra da artista fluminense Leandra Espírito Santo, vencedora da premiação por histórico em Artes Visuais do Programa de Ação Cultural – ProAC LAB -SP. Leandra escolheu o patrimônio histórico de Jundiaí para expor sua arte.

“Podemos observar que essa palavra tem alta circulação nas redes, por estar na base da programação de muitos dos aplicativos, por exemplo: o disponível indica um status do WhatsApp, indica o momento de relação na biografia do Instagram, indica a disponibilidade no bate-papo do Facebook. Enfim, disponível, no contexto das redes sociais, significa a disponibilidade das pessoas para as relações sociais”, explica a artista.

Participação do público

Junto da obra, foi instalado um totem informativo com dados do projeto, recomendações previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) diante da pandemia de Covid-19 e um QR-Code vinculado ao perfil do Instagram @disponivel_holyghost.

Além disso, as pessoas que se fotografarem com a obra poderão enviar as fotos para serem postadas no perfil do projeto no Instagam. Na redes social, também há imagens de backstage do processo criativo, vídeos e conteúdos exclusivos. 

Também foram produzidos e serão distribuídos Cartões Postais da obra no complexo histórico. A instalação ficará no local até o dia 15 de outubro, para visitação diariamente, das 8h às 18h.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ocupação do espaço público

A obra “Disponível” se insere em um leque de reflexões sobre o espaço público, que vem sendo atualizado pelas discussões sobre os nossos monumentos. Ao final, o monumento deixa um questionamento: afinal, a quem está disponível o espaço público?

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni, responde a pergunta, com a afirmação de que a atual administração municipal vem mudando e reformulando o Complexo Fepasa, tornando-o acessível e disponível para a população.

“Ter a instalação da Leandra Espírito Santo no Complexo Fepasa neste momento, para nós é bastante significativo, pois coincide com o trabalho que estamos realizando. Primeiro tiramos os carros, para dar lugar as pessoas, depois passamos para a fase de limpeza e manutenção e em breve começarão os trabalhos de paisagismo nos jardins. Queremos que o Complexo Fepasa esteja disponível para o público e aos artistas”, finalizou o gestor.

[tdj-leia-tambem]