
A Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí apresenta uma série de atrações gratuitas para curtir este final de semana na cidade com a família toda. Tem atividades para crianças, para o público infanto-juvenil e adultos.
O grande destaque é a 38ª edição da Festa da Uva de Jundiaí, que continua nesta sexta (20), a partir das 18h, e sábado (21) e domingo (22) a partir das 10h. O evento acontece no Parque da Uva e conta com atrações culturais, recreativas, gastronômicas e claro, muita uva e vinho.
Além da Festa, tem as atrações da programação “Férias na Cultura”, que ocorre na Biblioteca Municipal Nelson Foot, Fábrica das Infâncias Japy e Teatro Polytheama.
Acompanhe a programação de cada:
Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot
Na sexta (20), das 16h às 17h, tem contação de história com Luiza Bitencourt e Gabriel Pereira. Em “Contos Mirabolantes”, a dupla traz histórias inusitadas com monstros, insetos, princesas e muitas aventuras, com acompanhamento musical ao vivo.

Na sequência, das 17h às 18h, os atores Luiza Bittencourt e Edivaldo Zanotti realizam a Oficina do Ponto ao Conto, para a participação de 20 crianças de todas as idades, sendo que as menores de oito anos deverão estar acompanhadas por seus pais ou cuidadores. Os participantes vão receber um kit com lãs, linhas, tecidos e juntos vão construir fantoches.
Já no sábado (21), mais duas ações: das 10h às 12h início do Curso Livre: “Manual Prático para Leitura”, com o professor Gustavo Salmazo, com vagas para 40 participantes a partir dos 12 anos. E das 11h às 12h, os atores da Cia. Rabo de Cutia apresentam “Resgatando o fio das velhas histórias”, um espetáculo lúdico com três contos tradicionais das culturas indígena, africana e brasileira.
Endereço: Avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens (Complexo Argos).
Fábrica das Infâncias Japy
Na sexta (20), a partir das 14h, tem contação de histórias e confecção de bonecas abayoni, com Silvia Marcelino, para crianças a partir de 4 anos.

No sábado (21), com início às 10h30, apresentação de “Suítes Clássicas”, voltada para crianças de 7 a 11 anos, com coreografias de ballet clássico, neoclássicas e contemporâneas.
Para o domingo (22), a partir das 10h30, contação de história, “O tesouro do vovô”, com os atores da Cia. Inspirarte, para crianças de 7 a 11 anos.
Endereço: Rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens.
Teatro Polytheama
No sábado (21), às 16h, a Cia. Pé do Ouvido apresenta “Os filhos de Iauaretê, a onça-rei”, espetáculo que conta a história de dois irmãos muito diferentes, filhos da onça-rei Iauaretê e da jovem indígena Kamakuã.

Já no domingo (22), também às 16h, a Cia. Truks apresenta a peça “Sonhatório”, que traz as aventuras de três supostos loucos do Sanatório Boa Cabeça.
Os ingressos gratuitos ficam disponíveis para retirada na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla, às 10h30 do dia anterior a cada apresentação.
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.
Veja as atrações culturais gratuitas nos demais equipamentos culturais da cidade:
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Em uma viagem pelas salas, os acervos constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais da cidade, homenageando lugares e personalidades relevantes da história de Jundiaí.
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.
Funcionamento: sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h.
Museu Ferroviário

Em cartaz, a exposição “Ferrovias… muito além dos trilhos”, é dividida em duas salas e presta uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
Endereço: Avenida União dos Ferroviários, 1.760, Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa).
Funcionamento: terça a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h.
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Até o dia 12 de fevereiro, o público pode conferir a mostra “Palavras em Coisas”, que reúne as obras das artistas Anna Souza e Camila Brandão. Além disso, o visitante também pode apreciar as exposições montadas com as obras de reserva técnica da Pinacoteca, como os trabalhos de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Funcionamento: terça a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados.
Galeria de Artes Fernanda Milani – anexa ao Polytheama

Em cartaz até o dia 14 de fevereiro, a exposição “Nebulosas”, da artista Gina Dinucci, mestra em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (IA-Unesp), traz cinco pinturas produzidas em aquarela sobre papel de 1,5m x 4,9m, resultado das ilustrações criadas para um projeto futuro: um livro infantil.
Funcionamento: terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h; e aos sábados das 10h às 13h.