
Agosto chegou e a programação cultural da cidade para esse primeiro final de semana está repleta de boas apresentações para públicos de diferentes idades. Organize a agenda e não perca a oportunidade de se divertir, gratuitamente, com a programação organizada pela Prefeitura de Jundiaí, pela Unidade de Gestão de Cultura.
Nesta sexta (4), a partir das 16h, no palco do Espaço Expressa, tem a programação musical do “Sexta no Centro”, uma ação da Cultura que reúne no mesmo show, músicos, atores e bailarinos. Na área de alimentação estarão presentes os permissionários dos varejões noturnos e venda de artesanato, produção dos integrantes do programa “Jundiaí Feito a Mão”.
Já no sábado (5), o palco da Sala Santos – Jundiaí, do Espaço Expressa, recebe a partir das 15h, o show de lançamento do EP Cachuera, o novo material autoral, do Corrosivo 420, um registro audiovisual das novas músicas gravadas no Espaço Cultural Cachuera.
O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1760 – Centro. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
Fábrica das Infâncias Japy
A programação voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias.
No sábado (5), às 10h30, tem contação de história com os atores das Bicicletas Voadoras. A obra escolhida é “Histórias Imprevisíveis”, um espetáculo de narrativa de histórias improvisadas que nascem de sentimentos, sons, palavras, desejos, nomes, ou qualquer outra dimensão de ideias vindas da plateia.

Para o domingo (6), também 10h30, a contação de história será com Rafael Viana, em “O Fruto sem Nome”. Com diversos recursos visuais e de sonoplastia, Edu, Elo e Samy contam a história do fruto sem nome e da Mãe Natureza, que por conta do desperdício dos animais com os recursos naturais, fica muito triste.
A participação das crianças nos dois dias é gratuita e será por ordem de chegada. A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações: (11) 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.
Biblioteca Nelson Foot
A programação acontece durante o sábado (5). Às 10h, tem início o Torneio de Xadrez. Também às 10h, no espaço da Galeria Jundiaí, acontece a abertura de exposição “Manifesto da Criação”, reunindo as obras da artista visual Gisele Barbosa – Gica.

Às 11h, tem contação de História “Pela estrada a fora”, com os atores da Cia. Inspirarte. A atividade traz ao público infantil as aventuras de dois retirantes que viajam ao redor do Brasil conhecendo diferentes lugares e culturas, e, a cada parada, compartilham tudo aquilo que aprenderam nesses lugares.
A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens, dentro do Complexo Argos. O horário de funcionamento no sábado é das 10h às 17h.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí
O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. A mostra já recebeu mais de 85 mil visitantes e por isso a Cultura decidiu prorrogá-la até 29 de outubro.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda fica fechado para manutenção. Mais informações: (11) 4521-6259.
Museu Ferroviário
O visitante pode conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí. Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: (11) 4589-6800.
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
O público poderá conferir três exposições na Pinacoteca: “90 anos Niagara Rosada”, “PopDogs” e o acervo permanente as obras de Diógenes Duarte Paes e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações: (11) 4568-2326.
Teatro Polytheama
No sábado (5), às 20h, tem stand up “Estamos Vivos”, com Rodrigo Marques. O humorista está no Stand Up Comedy desde 2008 e atualmente é um dos apresentadores do programa A Culpa é do Cabral, no Comedy Central. Os ingressos vão de R$ 40 a R$ 80, e podem ser comprados na bilheteria do Teatro ou pela plataforma Sympla.

No domingo (6), às 11h, a Orquestra Filarmônica de Jundiaí apresenta o espetáculo “ Star Wars InConcert 2”, sob a direção do maestro Misael Simões, que promete uma imersão completa no universo épico de Star Wars, com as icônicas trilhas sonoras dos filmes. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.
Cultura promove Dia da Capoeira no Parque da Cidade
Considerada como patrimônio cultural imaterial da humanidade, a Capoeira mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. De presença marcante na cultura popular brasileira, a prática ganhou destaque no calendário comemorativo nacional. A data fixada para celebrar o Dia da Capoeira é 3 de agosto.

Em Jundiaí, a Unidade de Cultura programou para sábado, dia 5, a partir das 14h, na Praça do Por do Sol, uma apresentação com oito grupos de capoeira da cidade. Na oportunidade, os participantes vão apresentar diferentes formas de se jogar a capoeira, como na roda de Angola, roda Regional, Luna e São Bento grande.
O Parque da Cidade está localizado na rodovia João Cereser, km 66. A entrada é gratuita.