Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Cultura de Jundiaí programou duas atividades gratuitas na Fábrica das Infâncias Japy para esse final de semana. A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias.

No sábado (15), às 10h30, tem contação de história com Júlia Rissi. Na oportunidade será apresentada “Primárias”, texto do ator e diretor, Cláudio Albuquerque. A história de Yara, Regina e Zelinha, primas inseparáveis, apesar de terem personalidades e gostos muito distintos, começando pelas cores preferidas: vermelho, amarelo e azul.

As três iniciam mais um dia juntas em busca de aventuras, mas o que elas não sabem é que terão que resolver um mistério: uma caixinha linda e sozinha encontrada na esquina da rua de onde moram. O que será que tem dentro? É o que elas vão descobrir?

Para o domingo (16), também 10h30, sob o comando de Karen Comandulli acontece a oficina de Musicalização Infantil que tem por objetivo estimular o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, por meio de atividades lúdicas musicais.

No domingo tem musicalização infantil com Karen Comandulli. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com canções e atividades específicas para crianças na primeira infância, a oficina oferecerá aos participantes momentos de lazer e interação social, despertando os sentidos da criança para a percepção musical e para o mundo que se apresenta ao seu redor.

A participação das crianças nos dois dias será por ordem de chegada. A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações (11) 4521-0971.

Confira a programação nos demais equipamentos da Cultura de Jundiaí:

Biblioteca Nelson Foot – BNF

Das 10h às 12h, tem Brincadeiras Lúdicas em Libras, em que as crianças terão a oportunidade de conhecer brincadeiras adaptadas em Libras, permitindo que elas interajam com uma nova cultura de forma inclusiva, ao mesmo tempo em que se divertem com jogos que já conhecem.

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, bem como seu jardim, são uma excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”.

A Exposição “Holocausto” tem atraído um grande número de visitantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Mais informações: (11) 4521-6259.

Museu Ferroviário

O visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça a domingo (inclusive nos feriados), das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: (11) 4589-6800.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Visitar a Pinacoteca sempre é um bom programa para pessoas de todas as idades. No local é possível conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

As obras de Diógenes Duarte Paes estão na exposição permanente da Pinacoteca. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações: (11) 4568-2326.